Professores embarcam para intercâmbio cultural nos EUA

Contemplados fazem parte dos primeiros 50 profissionais das Etecs e Fatecs

ter, 04/01/2011 - 16h00 | Do Portal do Governo

Cinquenta professores de inglês das Escolas Técnicas (Etecs) e das Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais embarcam para os Estados Unidos na noite desta terça-feira, 4.   Eles são os primeiros contemplados pelo Programa de Intercâmbio Cultural do Centro Paula Souza que, ao todo, vai oferecer 600 bolsas de estudo de inglês nos EUA – 500 alunos e 100 professores. 

Com duração de um mês, os cursos intensivos acontecerão em cidades cosmopolitas de diversos estados norte-americanos, como Chicago e Los Angeles. O objetivo do programa de intercâmbio é incentivar o aprimoramento da formação acadêmica e o ingresso no mercado de trabalho, utilizando a língua como ferramenta de acesso à informação e comunicação. Para os docentes, o curso tem foco no ensino e oferece uma importante oportunidade de aperfeiçoamento profissional.

Bolsistas viajam com todas as despesas pagas – curso, alimentação, acomodação, passagem aérea, traslado, transporte interno nos EUA e seguro saúde – com exceção dos custos com passaporte e visto, que correm por conta dos participantes. O STB Student Travel Bureau, empresa brasileira do segmento de turismo jovem e educação internacional vencedora da licitação, é responsável pela viagem e estadia dos estudantes e dos docentes.

Na primeira etapa do programa, mais de oito mil inscritos participaram do processo seletivo realizado em outubro do ano passado. Além dos cinquenta professores que embarcam nesta terça-feira, 250 alunos viajam nos meses de março e abril. A segunda etapa será no 2º semestre de 2011. O investimento total do Governo do Estado será de R$ 5,8 milhões.

Do Centro Paula Souza