Professores e alunos declamam poesia nos ônibus do Corredor ABD

Esta ação faz parte do Programa Viajando com a Literatura, uma parceria entre a Prefeitura de BC, EMTU/SP e Concessionária Metra

qui, 21/02/2008 - 8h56 | Do Portal do Governo

Várias poesias serão declamadas nos ônibus do Corredor Metropolitano ABD (São Mateus – Jabaquara), nesta quinta-feira, 21, das 15 às 17 horas,  por seis alunos e professores do Grupo Abapuru, do Núcleo de Poética da Faculdade São Bernardo. A iniciativa faz parte do projeto “Viajando com a Literatura”, em que a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos – EMTU/SP e a Concessionária Metra são parceiras da prefeitura de São Bernardo do Campo, e tem o objetivo de despertar o interesse da população pela literatura brasileira.

A equipe iniciará as atividades no Terminal Metropolitano Ferrazópolis nas linhas que atenderão, também os Terminais São Bernardo, Piraporinha e Santo André. Os declamantes recitarão  os poemas “Canção do Exílio”, de Gonçalves Dias, “A Carolina”, de Machado de Assis e o  “Soneto da Fidelidade”, de Vinícius de Moraes que já foram expostos em cartazes afixados nos coletivos dos sistemas municipal e metropolitano. Este programa também tem o intuito de divulgar o acervo da Rede Municipal de Biblioteca Pública.

Exposição

Os interessados em conhecer melhor o “Viajando com a Literatura”,  pode conferir uma exposição com todas as peças que foram criadas para afixação nos ônibus. Os cartazes estão expostos na Faculdade São Bernardo – FASB (Rua João Pessoa, 601 – Centro – São Bernardo do Campo) até o dia 15/03.

O programa

Por meio de cartazes afixados nos ônibus municipais e metropolitanos, as poesias podem garantir acesso e interesse da população pela literatura clássica e contemporânea de boa qualidade. Atualmente, enquanto viajam nos coletivos, os usuários têm oportunidade de conhecer ou reler o “Soneto da Fidelidade”, de Vinícius de Moraes. Em março será a vez da poesia “Língua Portuguesa”, de Olavo Bilac. O programa teve início em novembro de 2007.

As poesias estão expostas nas portas de entrada/saída de 600 veículos da frota municipal, gerenciada pela Empresa de Transporte Coletivo (ETC) de São Bernardo e operada pela SBC-Trans, e da intermunicipal gerenciada pela EMTU/SP e operada pela Concessionária Metra. O número de  passageiros que têm  acesso ao “Viajando com a Literatura” chega a 500 mil por dia.

Da EMTU

(M.C.)