Professores da rede estadual aprendem sobre epilepsia

Curso será oferecido a 80 profissionais da capital

qui, 08/10/2009 - 9h00 | Do Portal do Governo

Nesta quinta-feira, 8, cerca de 80 docentes da capital participarão do curso “Epilepsia nas escolas, ensinando os professores”. Promovido pela Associação Brasileira de Epilepsia, o curso vai mostrar aos professores as diferentes manifestações do distúrbio e ensinar como ajudar um estudante que apresenta um sintoma ou tem uma crise e, principalmente, como desmistificar a doença. 

“É fundamental que os profissionais da educação estejam preparados para emergências, pois atendemos milhões de alunos e muitos deles precisam de atenção especial em relação à saúde”, afirma o secretário Paulo Renato Souza. 

O curso terá duração de cinco horas e será destinado aos professores-coordenadores de escolas de Ensino Fundamental Ciclo II (5ª a 8ª série) da Diretoria de Ensino Sul 3. O projeto existe desde 2007 e já foi apresentado nas Diretorias Centro-Oeste e Sul 2, com a participação de 200 profissionais. 

Sobre a doença   

A epilepsia é um distúrbio de origem cerebral causado pela predisposição a gerar crises de instabilidade elétrica de algumas células cerebrais. Estima-se que cerca de 2% da população mundial tenha epilepsia, número que pode ser maior em países em desenvolvimento. Deste total, aproximadamente 70% apresentam formas benignas, tratadas e controladas apenas com um tipo de medicação. 

Da Secretaria da Educação