Professores da Faculdade de Medicina da USP recebem homenagem

A entrega da Medalha José Correia Picanço ocorreu no dia 15 de setembro, na ALESP

ter, 21/10/2008 - 19h33 | Do Portal do Governo

A Sociedade Brasileira de História da Medicina, em comemoração aos 200 anos do ensino médico no Brasil, prestou uma homenagem a 16 professores que tiveram relevante contribuição ao ensino médico no país, dos quais três já falecidos. A maioria dos homenageados (10) fez sua carreira acadêmica na Faculdade de Medicina da USP (FMUSP). A entrega da Medalha José Correia Picanço ocorreu no dia 15 de setembro, na Assembléia Legislativa de São Paulo. 

Os professores da FMUSP que receberam a honraria foram Adib Jatene, Angelita Gama, Bussâmara Neme, Dario Birolini, Fábio Schmidt Goffi, José Aristodemo Pinotti, Miguel Srougi e Silvano Raia. Foram feitas homenagens póstumas aos professores Carlos da Silva Lacaz e Ricardo Veronesi, também da FMUSP.

Outros homenageados foram Ivo Pitanguy, Jorge Michalany, Luiz Arnaldo Szutan, Oswaldo de Castro, Waldemar Deccache e Liberato John Alphonse Di Dio (póstuma), além de Antonio Carlos Nogueira Britto, simbolizando a Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia, primaz no Brasil, e Alfredo Jorge Martins Rasteiro de Campos, simbolizando a Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, Portugal.

A Sociedade Brasileira de História da Medicina instituiu a Medalha José Correia Picanço em homenagem ao médico responsável pela implantação do ensino médico no Brasil. Em fevereiro de 1808, ano em que a Família Real chegou ao Brasil, Picanço inaugurou a primeira escola de cirurgia da Bahia. Naquela época, ele era o cirurgião-mor da corte. Depois de dois meses, instituiu a escola de cirurgia do Rio de Janeiro.

Da FMUSP