Professores ajudarão a elaborar currículo

Experiências pedagógicas servirão para enriquecer o conteúdo de 2008

qui, 25/10/2007 - 10h00 | Do Portal do Governo

Difundir experiências pedagógicas bem-sucedidas para toda a rede estadual de ensino é um dos objetivos do projeto São Paulo Faz Escola, cujo site foi lançado na semana passada pela Secretaria de Educação. A proposta é realizar consulta interativa com professores, coordenadores, assistentes pedagógicos, diretores e supervisores, que poderão enviar sugestões e experiências para formular um guia para o ano letivo de 2008. Os funcionários da rede estadual têm até o dia 15 de novembro para enviar seus relatos pelo site São Paulo faz Escola.

“Esta ação é um reconhecimento de que há, na rede pública paulista de ensino, experiências valorosas que merecem e que serão reconhecidas, indexadas e colocadas à disposição de todos os profissionais de educação”, ressalta Maria Inês Fini, coordenadora-geral da Proposta Curricular do Estado de São Paulo.

A secretaria vem reunindo semanalmente 30 dos maiores especialistas do Brasil em expectativas de aprendizagem. O objetivo é formular um guia para, em conjunto com os livros didáticos, direcionar o dia-a-dia em sala de aula de todos os professores da rede estadual, de 5ª a 8ª séries e do ensino médio (o guia para 1ª a 4ª está em fase de finalização).

Ajustes bimestrais – Para enviar suas experiências, os profissionais devem entrar no site www.educacao.sp.gov.br e clicar no banner São Paulo Faz Escola. O acesso aos formulários (login) é feito pelo código da escola, o Centro de Informações Educacionais (CIE). O educador poderá relatar em um formulário próprio, disponível no portal, suas experiências de sucesso em sala de aula. Os relatos serão analisados pela pasta com a ajuda de especialistas em educação que, divididos em quatro grupos de trabalho, preparam o currículo de 2008. Essas experiências pedagógicas servirão para enriquecer o conteúdo curricular, que estará concluído até o final deste ano.

No mês que vem, serão realizadas videoconferências para públicos específicos: diretores, vice-diretores e professores-coordenadores de todas as escolas que oferecem o Ciclo II (5ª a 8ª série) do ensino fundamental e ensino médio, com a mesma finalidade: apresentar a organização da proposta curricular, o andamento dos trabalhos e a expectativa de participação desses educadores no processo. Até o fim de novembro o site tornará disponível a versão preliminar da proposta curricular para esses níveis de ensino.

Em fevereiro de 2008, quando é feito o planejamento escolar, os documentos referentes às propostas curriculares, acompanhados de seus princípios e diretrizes, estarão em todas as escolas. Serão acompanhados de cadernos para os professores de todas as disciplinas e séries referentes aos conteúdos do 1º bimestre, e de cadernos direcionados aos gestores. Esse material e um conjunto de vídeos curtos, sobre todas as disciplinas, estarão disponíveis aos professores na própria escola e deverão subsidiar e orientar as atividades do planejamento 2008.

Como os cadernos serão produzidos por bimestre, ao longo de 2008, poderão ser ajustados e revisados, periodicamente, a partir das experiências dos professores.

Da Agência Imprensa Oficial