Em NY, professoras têm formação sobre combate ao abuso sexual

Docentes da rede estadual paulista foram premiadas em concurso; programação incluiu curso na Universidade de Columbia, nos EUA

seg, 29/07/2019 - 18h10 | Do Portal do Governo

Neste mês de julho, seis professoras da rede estadual de São Paulo viajaram para Nova York, nos Estados Unidos, para participar de uma formação sobre o combate ao abuso sexual e exploração sexual de crianças e adolescentes. Havia representantes das cidades de Birigui, Ribeirão Preto, Piraju e Jacareí.

As professoras são:

  • Maria Elisabeth Fernandes e Giovana Loli, da EE Antônio Kassawara Katutok, de Birigui
  • Bruna Danielle Guimarães e Livia Aparecida Alves, da E.E Prof. Dr. Oscar de Moura Lacerda, de Ribeirão Preto
  • Sandra de Fátima Tonon, dirigente regional de ensino em Piraju
  • Daniela Aparecida Guedes de Paula, supervisora de ensino em Jacareí

A viagem é resultado de um concurso realizado pelo Instituto Liberta e a Columbia Global Centers, em parceria com a Secretaria Estadual da Educação. Foram premiados quatro projetos de combate ao abuso sexual realizados em escolas da rede estadual.

O objetivo era fazer com que os docentes pensassem estratégias para combater a exploração sexual e trabalhar em rede pela proteção dos seus alunos. Durante a viagem as professoras puderam apresentar seus projetos e trocar estratégias para superar os desafios.

“Participamos de cursos na Universidade de Columbia e também visitamos centros educacionais de crianças que sofrem abuso ou exploração sexual. Tivemos oportunidade de ver como eles lidam com o problema, como solucionam, inclusive com a questão dos imigrantes que chegam. Foi muito valioso”, conta Giovana Loli, coordenadora da Escola Estadual Antonio Kassawara Katutok, na cidade de Birigui.

Giovana e a diretora da escola Maria Elizabeth Oliveira foram premiadas pelo trabalho que desenvolveram na unidade. Após a denúncia de um caso de abuso que uma aluna sofreu na família, elas promoveram rodas de conversa para reforçar empatia, solidariedade e respeito mútuo entre toda a comunidade escolar.

Em Ribeirão Preto, as professoras Bruna Danielle Guimarães e Livia Aparecida Alves criaram um canal no Youtube e usam as redes sociais para orientar as vítimas de abuso.

A dirigente de ensino de Piraju, Sandra Tonon, e a supervisora de ensino de Jacareí, Daniela Paula, se propuseram a liderar a rede proteção em suas cidades e efetivaram protocolos que garantem encaminhamentos seguros para quem precisa de um atendimento multidisciplinar.

Parceria com o Instituto Liberta

No ano passado, educadores da rede estadual participaram de encontros, promovidos em parceria com o Instituto Liberta, para habilitar os docentes a identificar casos de exploração sexual e agir de forma integrada no combate ao problema.

Os encontros fortaleceram projetos que já aconteciam na rede e inspiraram docentes a realizarem novas iniciativas e se comprometerem a reforçar a luta contra a exploração e o abuso sexual infantil, levando a reflexão aos demais profissionais da escola.