Professora estadual vence prêmio e vai estudar na França

Educadora foi aluna e hoje é professora de Francês do Centro de Estudos de Línguas

ter, 24/06/2008 - 17h46 | Do Portal do Governo

A educadora da rede estadual paulista Josiane Januário Silva Martinez, de apenas 21 anos, venceu um curso do governo francês e vai ficar um mês se aperfeiçoando em Vichy, na região francesa de Auvergne.

Josiane venceu outros 60 professores de quatro estados: Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e São Paulo, em seletiva realizada em maio, composta por entrevistas e avaliações. Ela destacou-se, não apenas pelo domínio da língua, mas pela metodologia que emprega em sala de aula.

“Fui aluna do Centro de Estudos de Línguas onde hoje leciono. Sou a prova viva de que, quando você se dedica, a recompensa é uma verdadeira fonte de oportunidades”, afirma. “Utilizo o idioma para debatermos temas como o meio ambiente e a sexualidade”, diz. “Isso ajuda a despertar nos alunos a curiosidade de aprender”.

A Secretaria da Educação disponibiliza 81 Centros de Estudos de Línguas em todo o Estado. São oferecidos cursos de japonês, italiano, francês, alemão e espanhol, matérias que não estão na grade curricular e, portanto, não são ministradas rotineiramente em salas de aulas.

“É uma história bonita que mostra que as pessoas podem crescer os estudos. É um orgulho para a Secretaria termos pessoas comprometidas com o ofício de dar aulas”, afirma a secretária de Estado da Educação, Maria Helena Guimarães de Castro.

Da Secretaria da Educação

C.C.  

 

Inscrições abertas

A Secretaria de Estado da Educação de São Paulo está com 12 mil vagas para os estudantes que queiram aprender gratuitamente algum dos idiomas: alemão, japonês, francês, espanhol e italiano.

Para inscrever-se é preciso ser aluno de escola estadual, freqüentando  cursos regulares ou supletivos_ a partir da 6ª série do Ensino Fundamental. Estudantes de escolas técnicas estaduais também podem freqüentar as aulas.

Os alunos interessados têm até julho – o prazo máximo é o início do recesso escolar – para fazer a matrícula. A inscrição deve ser realizada no próprio CEL, mediante apresentação do comprovante de matrícula escolar e documento de identidade. No caso menor de idade, o estudante deve ir acompanhado pelo pai ou responsável.

         A novidade em 2008 é a abertura de três novos CELs: Ourinhos, Catanduva e Sertãozinho, passando de 78 para 81 o total de deste tipo no no Estado de São Paulo. Ao todo, a Secretaria tem hoje cerca de 50 mil alunos matriculados nos CELs. As 12 mil vagas estão distribuídas para todo o Estado – uma média de 148 vagas por Centro, contemplando todos os idiomas.

        

Secretaria de Estado da Educação