Professora da rede estadual recebe Prêmio Destaque Educação 2020

Docente de Química da Escola Professor Sebastião de Oliveira Rocha teve o projeto reconhecido com experiências de sucesso

qua, 29/07/2020 - 12h31 | Do Portal do Governo
DownloadDivulgação/Secretaria da Educação

A segunda edição do Prêmio Destaque Educação 2020 dá visibilidade a inciativas de professores, coordenadores e diretores que promovem melhoria no aprendizado e na vida de alunos, pais e funcionários de escolas públicas.

A professora de Química Bárbara Daniela Guedes Rodrigues, da Escola Estadual Professor Sebastião de Oliveira Rocha, em São Carlos, no interior do estado, foi a vencedora na categoria Ensino Médio. Ela apresentou um vídeo sobre o trabalho desenvolvido em um dos Clubes de Ciências, que tem coorientação da professora Isabel Kakuda.

A docente explica que o Clube TESLA (Tecnologia Escolar Sustentável Logada ao Arduino) está desenvolvendo um biodigestor caseiro para a produção de gás metano e a meta é oferecer e abastecer a cozinha da escola com esse produto. Outro objetivo do projeto é que esse biodigestor seja simples e de fácil replicação.

Futuramente, o grupo quer desenvolver um sistema que transforme a energia térmica gerada nesse sistema em energia elétrica. “A importância desse prêmio neste momento tão difícil foi a motivação dada aos alunos. Eles estão muito felizes e motivados a pesquisar mais para desenvolver um lindo projeto. A emoção foi grande, pois havia muitos trabalhos com inciativas incríveis”, comenta Bárbara Daniela Guedes Rodrigues.

Categorias

No vídeo apresentado, a professora relata a iniciativa dos estudantes em buscar o material na escola – que foi doado por uma empresa da cidade. Foram premiadas sete categorias: Ensino Infantil, Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II, Ensino Médio, Orientação Educacional, Inovação e Gestão Escolar.

Os dez finalistas de cada uma delas ganharam certificados. O primeiro colocado de cada categoria ganhou o curso: O professor na era digital, oferecido pela ITEDUC (Institute of Technology and Education).

A segunda edição do Prêmio Destaque Educação 2020 ocorreu dentro do Congresso de Educação organizado pela SD Student Travel, em que se discutiu o futuro das escolas depois da pandemia de COVID-19.