Professor terá guia para orientar ensino

Secretaria da Educação implanta nesta 4ª feira a nova proposta curricular para 5ª a 8ª e Ensino Médio

ter, 01/04/2008 - 9h43 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Educação inicia na quarta-feira, 2,  a implantação da nova proposta curricular em toda a rede estadual, para 5ª a 8ª série do Ensino Fundamental e para o Ensino Médio. Trata-se de um inovador projeto, que irá proporcionar aos professores completas orientações por intermédio de guias sobre o trabalho a ser desenvolvido com os alunos.

Nos últimos anos a rede estadual de educação não tinha uma base curricular comum  e os professores definiam isoladamente o que  seus  alunos aprendiam. A partir de agora há a indicação da Secretaria sobre o que o aluno precisa minimamente aprender. Caberá ao professor completar esta proposta e escolher as melhores formas de trabalho, para que os alunos aprendam mais e melhor.

Todos os professores da rede estadual passarão por dois dias de planejamento. O primeiro aconteceu na segunda-feira, 31, e o segundo está marcado para esta terça, 1º.

Em  2007, cerca de quarenta especialistas de todo o Brasil se reuniram semanalmente com membros da Secretaria para a formulação do documento, que teve ampla participação de professores da rede.

Os materiais, que já chegaram às escolas, são compostos de 76 livros, chamados Cadernos do Professor, para todas as séries (5ª a 8ª e Ensino Médio) e disciplinas (matemática, química, língua portuguesa etc). Estão divididos por bimestre, com indicação clara dos conteúdos e das respectivas habilidades a serem desenvolvidas pelos alunos.

Todos os novos livros são complementares aos materiais didáticos, que, claro, continuam na rede. E os professores continuam com autonomia para complementar a proposta e definir as melhores formas de ensinar. O governo do Estado já implantou expectativas de aprendizagem para as séries do 1º ciclo do Ensino Fundamental (1ª a 4ª).

O novo material será fundamental para os professores substitutos, que cobrem  faltas dos efetivos ou temporários. Com os novos guias os substitutos saberão onde sua classe parou, em que ponto o outro professor finalizou o trabalho.”É uma medida muito importante. A Secretaria está propondo o que deve ser ensinado em sala de aula, como um direito de todos os alunos. Era uma necessidade e é um avanço, pois os professores estarão seguros do que ensinar aula a aula”, afirma a secretária de Estado da Educação, Maria Helena Guimarães de Castro.

Recuperação

A Secretaria encerrou período de recuperação de 42 dias com foco em língua portuguesa e matemática. O projeto, também inédito, foi implantado com sucesso em toda a rede, sempre de 5ª a 8ª e em Ensino Médio.Agora a pasta irá avaliar todos os cerca de 3,6 milhões de alunos que participaram do projeto.

Os que ainda necessitarem de reforço continuarão, em contra-turno, em processo de recuperação.  “O importante é que recuperem as estruturas fundamentais para continuarem aprendendo”, diz a secretária Maria Helena. 

Da Secretaria da Educação