Professor José Goldemberg é homenageado em evento na USP

Um dos maiores especialistas em energia do planeta, docente foi reitor da universidade no período entre 1986 e 1990

seg, 11/06/2018 - 14h51 | Do Portal do Governo

Realizada na última semana em São Paulo, a 5ª edição da Conferência Regional sobre Mudanças Globais prestou uma homenagem aos 90 anos do ex-reitor da Universidade de São Paulo (USP) e atual presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), José Goldemberg, completados em 27 de maio. A programação do evento incluiu painéis científicos e palestras de especialistas.

Doutor em ciências físicas, José Goldemberg é professor emérito do Instituto de Física (IF) e do Instituto de Energia e Ambiente (IEE) da USP. Um dos maiores especialistas em energia no mundo e detentor de várias premiações internacionais na área, o docente defende o uso de novas tecnologias para promover o desenvolvimento sustentável.

Reitor da USP entre 1986 e 1990 e diretor do IF no período de 1970 a 1974, o professor foi presidente da Companhia Energética de São Paulo (Cesp) e da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), ministro da Educação, secretário do Meio Ambiente da Presidência da República e secretário do Meio Ambiente do Estado de São Paulo, entre outros cargos.

José Goldemberg ocupa a cadeira nº 25 da Academia Paulista de Letras (APL) e apresenta uma coluna semanal sobre energia na Rádio USP. Em fevereiro de 2017, ele recebeu o título recebeu o título de professor emérito da universidade.

Simpósio

As atividades da conferência regional foram realizadas no IEE. “O simpósio foi organizado em torno de três eixos em que Goldemberg teve atuação expressiva ao longo da carreira: energias renováveis para o desenvolvimento, florestas tropicais e sustentabilidade, além de negociações internacionais para o combate às mudanças climáticas”, ressalta o diretor do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) e presidente da comissão organizadora do evento, Pedro Leite da Silva Dias.

“A experiência na administração pública me permitiu ver com clareza a necessidade de assegurar a autonomia financeira da USP. Conquistamos, em 1989, essa condição essencial para permitir o mínimo de capacidade de planejamento. Com o atestado de maioridade conferido pelo Governo do Estado de São Paulo às universidades, foram criadas as condições para o salto de qualidade nos trabalhos científicos”, destaca José Goldemberg.

De acordo com o reitor da USP, Vahan Agopyan, diversas conquistas foram obtidas durante a gestão do professor emérito à frente da instituição de ensino. “Goldemberg conseguiu demonstrar que, com força de vontade e dedicação, é possível modificar as estruturas vigentes e melhorar o nosso país”, enfatiza.

Vigor

Na avaliação do professor emérito da USP e ex-presidente da Fapesp Celso Lafer, o homenageado chega aos 90 anos com vigor pleno. “Trata-se de uma grande personalidade brasileira que soube captar e exprimir significativas tendências contemporâneas, ao inserir o papel da ciência na pauta do país”, afirma.

Além de estar à frente da Fapesp, José Goldemberg continua a desenvolver atividades de pesquisa e orienta estudantes no IEE. “Ele é um dos poucos professores cadastrados em nossos dois programas de pós-graduação. O docente orienta muitos alunos e participa ativamente das ações”, afirma o diretor do instituto, Colombo Celso Gaeta Tassinari.

“Meu grande projeto no momento é ampliar os investimentos da Fapesp em inovação, as parcerias com empresas e tentar aproximar a Fundação da sociedade. Ela sempre teve a reputação de ser uma organização voltada para a atividade puramente acadêmica, mas agora abrimos o leque, sempre preservando os critérios da boa ciência”, completa José Goldemberg.