Professor da USP integra equipe de astrônomos que descobriram estrela semelhante ao sol

Estrela gêmea é a mais distante na Via Láctea e ligeiramente mais velha que o sol

ter, 28/05/2013 - 20h30 | Do Portal do Governo

Cientistas anunciaram recentemente a descoberta de uma estrela com as mesmas características do sol. O professor Jorge Meléndez, do Departamento de Astronomia do Instituto de Astronomia e Geofísica da USP,integra a equipe de astrônomos responsáveis pela novidade.

– Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook

A “CoRoT Sol 1”, como foi batizada, é a estrela gêmea mais distante na Via Láctea e tem aproximadamente a mesma massa e composição química do sol, com idade aproximada de 6,7 bilhões de anos. Cientistas já haviam localizado cinco estrelas na vizinhança solar, entre estas a HIP 56948, encontrada pelo professor Meléndez. Mas nenhuma delas com as características da recém-descoberta.

A estrela tem todas as características é ligeiramente mais velha que o sol. Os cientistas descobriram ainda que a gêmea solar é de fato uma estrela com uma massa e composição química semelhante ao sol e, por ser mais velha, é um precioso material para se estudar o futuro do sol.

A estrela gêmea está localizada na constelação do Unicórnio e, ao contrário de outras gêmeas solares, é 200 vezes mais fraca do que a gêmea solar mais brilhante conhecida, a 18 Sco.

Do Portal do Governo do Estado