Professor da Esalq é homenageado em prêmio da USP voltado à inovação

Ação valoriza empenho dos docentes que se destacaram, ao longo das atividades acadêmicas, na produção de inovações

ter, 04/09/2018 - 18h34 | Do Portal do Governo

A Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (Esalq), da Universidade de São Paulo (USP), esteve representada durante a entrega do Prêmio Trajetória pela Inovação. A cerimônia foi realizada em 23 de agosto, no auditório do Instituto de Energia e Ambiente da USP.

Iniciativa da Pró-Reitoria de Pesquisa e a Agência USP de Inovação (Auspin), a ação foi concebida para valorizar o empenho dos professores da universidade que se destacaram, ao longo das atividades acadêmicas, na produção de inovações científicas, tecnológicas ou culturais, contribuindo para a excelência do resultado institucional e o desenvolvimento socioeconômico brasileiro.

“A cultura da inovação vem sendo modificada de modo que a universidade está mais aberta para compreender as demandas da sociedade e transferir seu conhecimento a ela. Esse prêmio reconhece trajetórias fantásticas e motiva as pessoas a buscarem essa interação com a sociedade e perceberem que transferir esse conhecimento é algo reconhecido na USP”, destaca Antonio Carlos Marques, coordenador da Auspin.

Satisfação

Um dos homenageados foi o professor José Roberto Postali Parra, do Departamento de Entomologia e Acarologia, da Esalq. O docente revelou ter satisfação ao ser incluído em uma lista tão restrita. “É uma surpresa estar entre os cinco, dentro de um grupo de quase seis mil professores da USP, de maneira que fico muito honrado e agradecido àqueles que me acompanharam ao longo desse”, ressalta. É importante frisar que José Roberto Postali Parra foi diretor da Esalq na gestão 2003-2007.

Para o Pró-reitor de Pesquisa, Sylvio Roberto Accioly Canuto, a iniciativa prestigia profissionais que são modelos para os mais jovens. “As carreiras dos homenageados são brilhantes e a proposta é reconhecer a excelência presente na USP relacionada à inovação. No caso dos cinco premiados, podemos verificar as contribuições marcantes para o desenvolvimento científico, de inovações que têm impacto social e econômico. Essa cerimônia é um marco de uma iniciativa que ocorrerá em formato bienal”, revela.

O diretor da Esalq, professor Luiz Gustavo Nussio, entregou a premiação ao professor da escola e destacou que a homenagem tem um mérito pessoal e institucional. “O professor Parra, assim como os outros premiados, serve de modelo de trajetória para as gerações que os estão seguindo e o equilíbrio da carreira do professor Parra nos chama atenção, pois sempre contribuiu de forma notável no ensino, na pesquisa e na extensão”, enfatiza.

Já o reitor da USP, Vahan Agopyan, lembrou que a inovação é o coroamento dos resultados de pesquisa colocados à disposição da sociedade. “Inovação na USP não é uma palavra da moda, e sim uma proposta de trabalho. Queremos que nossas atividades sejam usufruídas pela sociedade”, diz.