Professor-coordenador trabalhará com crianças indígenas

Ação atenderá de 1,5 mil alunos de 29 escolas estaduais

qui, 27/03/2008 - 9h32 | Do Portal do Governo

Medida tomada pela Secretaria de Estadual da Educação representará importante novidade para o contingente de 1,5 mil crianças indígenas que estudam em 29 escolas estaduais. Elas serão supervisionadas e auxiliadas por professores-coordenadores, assim como os demais alunos da rede.

Com isso, os alunos terão um profissional para fazer a ponte entre o conhecimento formal e a cultura e as tradições de cada uma das cinco etnias presentes no Estado: kaingang, krenak, terena, guarani e tupi-guarani.

A partir deste ano, todas as escolas, entre as quais as de áreas indígenas, disporão de pelo menos um professor-coordenador. Esse profissional será responsável pela nova organização das escolas nas três áreas do conhecimento: linguagens, códigos e suas tecnologias, ciências da natureza e ciências humanas e suas tecnologias. Nas unidades indígenas, precisam ter diploma em Curso Especial de Formação em Serviço de Professor Indígena, criado e organizado pela secretaria. 

Licenciatura plena – São investidos anualmente R$ 7 milhões em cursos de formação de professores indígenas. Hoje, há no Estado 82 professores (todos índios) que atendem à educação básica (ensino fundamental e médio). Em abril, obterão a licenciatura plena em Pedagogia pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP), que mantém parceria com a secretaria para a formação e o acompanhamento da atividade educacional indígena.

O Estado de São Paulo é pioneiro no País na formação de professores indígenas, desde 1995, quando foi editado decreto federal que determina que um índio só seja educado por outro índio. Os 29 professores-coordenadores são indicados pelas próprias comunidades indígenas. 

Da Secretaria da Educação