Professor Auxiliar vai atuar na 1ª série do ensino fundamental na Capital

Universitários selecionados por instituições de ensino conveniadas com a Secretaria de Educação irão ministrar aulas

qui, 21/06/2007 - 13h02 | Do Portal do Governo

O Governo do Estado de São Paulo apresentou nesta quinta-feira, 21, mais uma etapa do Programa Ler e Escrever, com o início oficial das atividades dos Professores Auxiliares nas classes de 1ª série do ensino fundamental. São universitários selecionados por instituições de ensino conveniadas com a Secretaria de Educação. 

Os primeiros professores auxiliares já estão em 1.182 classes de 405 escolas da Capital. Com investimento de R$ 14,4 milhões, a expectativa é que até o final deste semestre, eles estejam em 3.085 classes, de 613 escolas, atendendo a 102 mil alunos da rede.

Participam do projeto 26 instituições de ensino, que assinaram o convênio com a Secretaria de Educação. Cada instituição conveniada receberá R$ 500 por turma de 1ª série atendida. Esse valor será usado para complementar a mensalidade dos universitários e custear o professor que orientará o projeto na faculdade.  

O programa prevê ainda que professores das instituições de ensino conveniadas atuem como orientadores, os quais serão responsáveis pelo projeto pedagógico da instituição, seleção e supervisão dos universitários na sala de aula.  

Além de oferecer reforço nos ensino aos alunos da rede estadual que estão em fase de alfabetização, atuar como professor-auxiliar, possibilitará aos universitários  mais experiência em seu processo de formação. Eles terão a oportunidade de levar para suas instituições de ensino questões ligadas ao dia-a-dia do processo de alfabetização. Nesse contexto, os professores que já atuam na escola terão papel fundamental na formação e aperfeiçoamento desses novos profissionais. 

É importante lembrar que todas as atividades desenvolvidas pelos professores auxiliares serão acompanhadas na escola pelos professores das turmas de 1ª série, pelos professores-coordenadores e, nas instituições de ensino conveniadas, pelo professor-orientador que irá acompanhar o desenvolvimento de seus alunos.  

Num primeiro momento, o professor auxiliar vai atuar como observador do processo de alfabetização e, gradativamente, irá se envolver nas atividades nas salas de aula. A partir daí, o universitário poderá propor atividades e até participar do planejamento das atividades.

Ler e Escrever

O Programa Ler e Escrever – Prioridade na Escola, teve início neste ano, com o início da elaboração de material pedagógico a ser implantado no ano que vem. O programa tem por objetivo melhorar a qualidade da educação, priorizando a aprendizagem da leitura e da escrita.  

Entre outros aspectos, o Programa Ler e Escrever consiste na melhoria do material pedagógico utilizado pelos professores da rede e na implantação de processos de capacitação para que os professores tenham melhor aproveitamento desses materiais. 

O professor auxiliar 

De acordo com o Decreto 51.627, assinado pelo governador José Serra, em 1º de março, poderão participar do projeto  instituições de ensino sediadas na região Metropolitana de São Paulo. Para ter direito à vaga, os alunos deverão pertencer aos cursos de:

    · Pedagogia, com habilitação em Magistério de 1ª a 4ª séries;

    · Normal Superior, com habilitação em Magistério de 1ª a 4ª séries,

    · Letras, com habilitação em Magistério;

    · Pós-graduação voltada para a área de metodologia de ensino.  

Pelo Projeto, os professores-auxiliares deverão cumprir 4 horas diárias nas classes de 1ª série do ensino fundamental das escolas estaduais da capital.  

Veja abaixo as instituições parceiras: 

Associação Educacional Nove de Julho

Centro Universitário São Camilo 

Fac. de Ciên. Econ. e Adm. Santa Rita De Cássia 

Faculdade Brasília De São Paulo 

Faculdade de Itapecirica da Serra – FIT

Faculdade de São Bernardo do Campo

Faculdade Guaianás

Faculdade Hoyler De Letras 

Faculdade Ítalo-Brasileira 

Faculdade Magister 

Faculdade Montessori

Faculdade Renascença

Faculdade Sumaré

Faculdades Integradas “Campos Salles”

Faculdades Integradas Paulista 

Faculdades Integradas Torricelli

FAMESP – Centro de Ensino Método

Instituto De Ensino Superior De Cotia 

Instituto Superior de Educação Alvorada Plus

Instituto Superior de Educação São Paulo / Singularidades

Instituto Superior de Educação Santa Marina

Instituto Superior de Educação Vera Cruz 

Universidade Braz Cubas

Universidade Cruzeiro do Sul

Universidade Presbiteriana Mackenzie 

Universidade São Marcos  

Leia também:

Diretora de escola elogia o Projeto Professor Auxiliar na sala de aula

“Oportunidade me dá a certeza de que estou na profissão certa”, diz professora auxiliar