Proerd reformula curso para se aproximar mais da comunidade

Programa de combate ao uso de drogas é desenvolvido pela Polícia Militar de São Paulo

seg, 16/07/2007 - 15h44 | Do Portal do Governo

Com a proposta de estar próxima à comunidade, aliando informação e prevenção, desde 1993, a Polícia Militar do Estado de São Paulo desenvolve o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) para alunos de 4ª e 6ª séries do ensino fundamental. No Programa, o policial militar vai à sala de aula para explicar os malefícios das drogas lícitas e ilícitas e orientar sobre os riscos de seu consumo. 

Atenta às mudanças pedagógicas dos últimos anos, a coordenação pedagógica do Proerd está implementando uma reformulação em sua grade curricular. Quem explica é a chefe-interina da Divisão de Apoio aos Programas Educacionais da Polícia Militar, Capitão Rita de Cássia Romão Azevedo. “Observamos que o acesso à informação está mais facilitado e as crianças interagem mais no processo de aprendizado”.

Para entrar em sintonia com esses novos tempos, os instrutores Proerd (policiais militares que ministram o curso para as crianças) estão participando de cursos de aperfeiçoamento. Nesta semana, mais uma turma inicia a capacitação. Segundo um dos instrutores do curso, Sargento Edson Roque Lino, o método adotado é mais interativo e flexível. “Estamos nos baseando nos conceitos da aprendizagem ativa. Partimos do conhecimento da criança sobre o assunto e, a partir daí, desenvolvemos as atividades em sala de aula, que passarão a ser todas realizadas em grupo”. 

O programa anterior estava dividido em 16 lições aplicadas de forma tradicional e, na última semana, era realizada uma formatura. Agora, a nova metodologia prevê dez lições, completamente interativas. O soldado Alexandre Augusto Cláudio Mendes é instrutor Proerd desde 2005 e, em janeiro deste ano, participou do curso de atualização. “O novo currículo é muito melhor”, comemora. “Hoje apresentamos uma situação para o aluno, ele a analisa e nos dá uma resposta. É interessante observarmos esse processo e a rápida evolução das crianças”, explica.

Proerd

O programa aplicado aqui foi baseado no americano Drug Abuse Resistance Education (Dare), desenvolvido em mais de 50 países para cerca de 35 milhões de crianças por ano. Tem como pressuposto a prevenção e a parceria entre escola, Polícia Militar e a família no combate ao uso de drogas.

Fazem parte da proposta do programa informações sobre comunicação com os filhos, construção da auto-estima, fatores de risco associados aos jovens, noções básicas sobre uso de drogas e estágios da dependência dos adolescentes, fatores protetores e fontes de pressão, resolução de conflitos e a violência.  

Os policiais selecionados para ministrar as aulas preenchem alguns pré-requisitos: devem ser voluntários e ter, no mínimo, 2 anos de atividade no policiamento ostensivo e ter concluído o ensino médio. Facilidade de expressão e não ser fumante também são requisitos necessários.

Como participar

A escola interessada, seja pública ou particular, deverá solicitar o programa ao Batalhão de Polícia Militar do bairro. Outras informações podem ser obtidas no telefone (11) 3327 – 77 56 ou 3327 – 77 57.

Joice Henrique