Produtores do Programa de Microbacias recebem benefícios

Secretário de Agricultura e responsável pela Cati estarão em Barretos nesta sexta-feira, 22

qui, 21/02/2008 - 14h30 | Do Portal do Governo

O secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, João Sampaio, e o responsável pela Coordenadoria de Assistência Técnica Integral da Pasta (Cati), Francisco Simões, estarão em Barretos nesta sexta-feira (22 de fevereiro), a partir das 14 horas, para divulgação dos resultados obtidos com a implantação do Programa Estadual de Microbacias Hidrográficas.

No evento serão entregues a obra de adequação de um trecho da estrada na microbacia Córrego das Contendas, localizado em Barretos, e equipamentos de informática audiovisuais às associações de produtores rurais e Casas da Agricultura das regiões de Araraquara, Barretos, Catanduva, Franca, Jaboticabal, Orlândia, Ribeirão Preto e São José do Rio Preto.

Deverão comparecer produtores rurais, presidentes de conselhos regionais e municipais de desenvolvimento rural, associações de produtores, técnicos executores do Programa de Microbacias, prefeitos e lideranças. O secretário vai falar sobre a influência do Programa no desenvolvimento dos pequenos produtores e no fortalecimento das associações. Ele também explicará sobre a segunda fase do Programa, que tem como objetivo principal o aumento da renda no meio rural, de forma sustentável.

O Programa Estadual de Microbacias Hidrográficas é uma parceria entre o Governo do Estado e o Banco Mundial. É executado pela Cati e busca propiciar a melhoria do bem-estar das populações rurais, com a recuperação das áreas degradadas e de preservação permanente, aumentar a quantidade e qualidade da água, garantindo maior produtividade e renda. Está implantado em 966 microbacias, envolvendo uma área de 4 milhões de hectares, distribuídos em 514 municípios paulistas e beneficiando diretamente 70 mil famílias de produtores rurais.

DE MANHÃ, EM SERTÃOZINHO – No período da manhã (9 horas), o secretário participa do workshop “Caracu – carne para mercados exigentes”, no Centro de Pecuária de Corte, em Sertãozinho. Na abertura, Sampaio deverá falar sobre a importância do melhoramento de carcaça realizado pioneiramente pelo Instituto de Zootecnia (IZ), órgão da Secretaria cujos pesquisadores participam da programação do evento durante todo o dia.

Segundo a Associação Brasileira de Criadores de Caracu (ABCC), organizadora do evento junto com o IZ, a raça desponta com força no mercado por ser moderna e competitiva, atendendo aos interesses do produtor que procura um gado europeu adaptado aos sistemas de produção no cruzamento industrial.

SERVIÇO:

Evento: Encontro para divulgação dos resultados do Programa Estadual de Microbacias Hidrográficas

Data: 22 de fevereiro

Horário: a partir das 14 horas

Local: Parque do Peão – Rancho dos Independentes – Rodovia Brigadeiro Faria Lima, Km 428 – (Barretos / Colômbia), Barretos/SP

Evento: Workshop “Caracu – carne para mercados exigentes”

Local: Centro de Pecuária de Corte – Instituto de Zootecnia – Rodovia Carlos Tonanni, km 94, Sertãozinho/SP

Da Secretaria de Agricultura e Abastecimento

(L.F.)