Produção intensiva de ovinos superprecoce é destaque em feira

Secretaria de Agricultura apresenta resultados deste projeto na Feira Internacional de Caprinos e Ovinos de São Paulo

qua, 14/03/2007 - 16h57 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Agricultura e Abastecimento participa, a partir desta terça-feira dia 13, da 4ª Edição da Feira Internacional de Caprinos e Ovinos de São Paulo. Organizada pelo Agrocentro, a feira, a maior já realizada na América Latina, irá apresentar o desenvolvimento tecnológico obtido pelas cadeias produtivas da caprino e da ovinocultura, além dos avanços nos padrões de qualidade e sanidade que acompanham as necessidades de crescimento deste setor pecuário.

Na abertura oficial da feira, que será realizada na quinta-feira, dia 15, a partir das 14h, e que contará com a presença representantes da caprinovinocultura brasileira, o Secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, João Sampaio, deve salientar a importância da atividade para o Estado e os resultados alcançados pela pesquisa agropecuária paulista.

No estande reservado à Secretaria de Agricultura, representantes da Coordenadoria de Defesa Agropecuária e do Instituto de Zootecnia apresentarão aos visitantes as ações e projetos de sanidade animal além de alguns projetos de pesquisa voltados ao atendimento da caprino-ovinocultura paulista.

Pioneiro em pesquisas zootécnicas, o IZ trouxe para esta 4ª edição um simpósio técnico, no qual abordará os temas: estrutura de produção, forragem para ovinos em pastejo, forragem conservada, importância da alimentação na sanidade e na reprodução ovina, rendimento de carcaça, seleção de animais para monta, controle de parasitos e aspectos sanitários e zootécnicos na produção da carne ovina.

Além do Simpósio, os visitantes da Feinco 2007 receberão informações sobre as linhas de financiamento do Fundo de Expansão do Agronegócio Paulista (FEAP) que beneficiam caprinocultores e ovinocultores com renda bruta anual de até R$ 215 mil. São financiamentos de até R$ 50 mil por produtor, para a aquisição de matrizes, reprodutores e melhorias na infra-estrutura. As taxas são de 4% ao ano e os prazos de pagamento de até cinco anos, inclusa a carência de até dois anos.

Direcionada a produtores, criadores, empresários, técnicos e profissionais das cadeias de leite e carne caprina e ovina, a Feira contará com cerca de 150 expositores e com um número de animais superior a três mil. Segundo a comissão organizadora, acompanhando os excelentes números da edição de 2006, com visitação de 20.000 pessoas, vindas do Brasil e do exterior e mais de 40 eventos paralelos, entre julgamentos, cursos, leilões e palestras, a Feira, em sua edição de 2007, deve mais uma vez ampliar as possibilidades de investimentos e a união de todos os elos da cadeia produtiva da caprinoovinocultura. A 4ª Feira Internacional de Caprinos e Ovinos acontece de 13 a 17 de março, no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo. A entrada é franca.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria de Agricultura e Abastecimento

(R.A.)