Produção insuficiente de látex

Em 2006, 108 mil toneladas não foram suficientes para atender à demanda

ter, 18/09/2007 - 10h22 | Do Portal do Governo

Com mais da metade da produção nacional e com 45 mil hectares de seringueiras, São Paulo é o maior produtor nacional de borracha natural. Em 2006, o Brasil produziu 108 mil toneladas de látex seco, quantidade não suficiente para atender à demanda da indústria brasileira.

O déficit do insumo foi de 179 mil toneladas. Diante desse cenário, Juliano aponta a necessidade de expansão da heveicultura nacional. Segundo ele, a pesquisa desenvolvida no IAC pode auxiliar o setor. “Os resultados desse trabalho receberam boa avaliação nos eventos em que foram divulgados”, diz o pesquisador.

As contribuições oferecidas por esse estudo exemplificam o perfil dos 151 trabalhos conduzidos pela pós-graduação do IAC: a busca de resultados com aplicações práticas que possam ser utilizadas pelos produtores.

O curso objetiva a formação de pesquisadores, docentes e profissionais especializados, em nível de mestrado, e é dividido em três áreas de concentração: Gestão de Recursos Agroambientais, Tecnologia da Produção Agrícola e Genética, Melhoramento e Biotecnologia. Para cada área são oferecidas dez vagas, chegando a 30 vagas.

As inscrições para o biênio 2008/2010 estão abertas até hoje e o processo seletivo será realizado nos dias 26, 27 e 28 do mesmo mês. Outras informações, na página do curso na Internet – www.iac.sp.gov.br/pgiac

SERVIÇO 

Instituto Agronômico 

Av. Barão de Itapura, 1481 – Campinas, SP 

Fone:(19) 3231-5422Outras informações: www.iac.sp.gov.br/pgiac