Produção científica de laboratório da Poli está no Youtube

No canal do Youtube, o internauta terá diversas opções de visualização em 3D

sex, 21/05/2010 - 10h00 | Do Portal do Governo

O Laboratório de Sistemas Integráveis (LSI) da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP) colocou parte de sua produção científica em vídeos 3D no canal aberto da internet Youtube. De acordo com o professor Marcelo Knörich Zuffo, que coordena o LSI, a ideia de tornar disponível esse trabalho surgiu quando o Laboratório de Sistemas desenvolveu pesquisas na área de TV digital 3D.

O Canal do LSI no Youtube está na rede virtual desde dezembro de 2009 e é resultado de projeto-piloto desenvolvido em parceria com algumas entidades, como a TV USP e a TV Cultura. “O laboratório procurou diversas emissoras para uma parceria num projeto-piloto. Afinal, até o fim deste semestre a TV em 3D chegará ao mercado brasileiro, e o LSI já está montando grupos de trabalho para contribuir com as tecnologias de padronização para os canais 3D”, conta o professor Zuffo.

Para produzir as imagens em 3D que estão sendo veiculadas, o cinegrafista Fábio Durand, integrante da equipe audiovisual da TV USP, utilizou duas câmeras de vídeo de alta definição, que registraram, simultaneamente, as mesmas imagens. “Na verdade, o que chamamos de imagem 3D é uma construção da nossa mente, a partir de um par de imagens em 2D tomadas a partir de pontos de vista ligeiramente distintos. Daí o uso de câmeras 2D para fazer 3D”, explica Durand.

Visualização

No momento da visualização, o desafio é fazer com que cada olho veja apenas a imagem destinada a ele. No canal do Youtube, o internauta terá diversas opções de visualização em 3D. Uma delas utiliza óculos do tipo anaglífico. Essa tecnologia é considerada acessível, pois os óculos são baratos e facilmente encontrados no mercado.

Existe ainda a possibilidade de se ver sem os óculos. No modo mirror split, o observador posiciona um pequeno espelho perpendicularmente ao monitor. E no modo de visão cruzada, o internauta deve convergir os olhos a um ponto intermediário entre si e a tela do computador. “No começo pode ser um pouco difícil”, adverte Durand, “mas tudo isso está para mudar, com a chegada ao mercado dos novos monitores e TVs 3D, cujos sistemas utilizam filtragem por obturação ou polarização, sem disparidade e sem desconforto”.

Serviço

Conteúdo pode ser acessado no endereço www.youtube.com/profile?v=Y8lvqzvUCfE&user=LSILaboratorio. O internauta terá acesso ao arquivo Produtos do LSI. Os vídeos podem ser visualizados nas versões 2D (completo) e 3D (apenas na segunda parte)

Da Agência Imprensa Oficial e da USP