Prodesp avalia serviço eletrônico no Poupatempo Guarulhos

Primeiro Laboratório de Interação Humano-Computador do País identifica e sugere melhorias na navegação

qua, 26/11/2008 - 12h02 | Do Portal do Governo

Com o objetivo de estudar e avaliar o uso e a navegabilidade dos sites do governo paulista, a Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo (Prodesp) criou em 2003 o Laboratório de Interação Homem-Computador (LabIHC) na unidade Guarulhos do Poupatempo. A meta é identificar dificuldades existentes no uso dos serviços do governo eletrônico (E.gov), diagnosticar pontos a serem melhorados e facilitar o uso dos sites e serviços eletrônicos da administração estadual. O laboratório é uma iniciativa pioneira no País e atende à Secretaria Estadual de Gestão Pública.

O LabIHC avalia quatro serviços eletrônicos de quatro secretarias estaduais: o boletim de ocorrência policial (Segurança Pública); a segunda via da prestação da casa própria (Habitação/CDHU); o boletim escolar (Educação); e o Programa Jovem Cidadão (Emprego e Relações do Trabalho).

O laboratório funciona em três salas do Poupatempo Guarulhos, escolhido por receber todos os dias milhares de pessoas de perfis socioeconômicos e idades diferenciados. Na primeira sala, o usuário navega pelo site avaliado; na segunda, é observado e são feitos registros e apontamentos de como se comporta. O último ambiente tem instalações interativas e foi projetado especialmente para o usuário com algum tipo de deficiência.

Para testar os sites, os especialistas da Prodesp utilizam procedimentos reconhecidos internacionalmente, que avaliam a compreensão de textos e a maneira como o internauta espera que a informação esteja estruturada, nomeada e organizada (que não é necessariamente da forma como quer ou pensa o criador do portal).

No Estado de São Paulo, o LabIHC tem como clientes a Imprensa Oficial, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran), a Companhia de Saneamento Básico do Estado (Sabesp), o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a Fundação Seade, a Secretaria da Segurança Pública, o Poupatempo, a Secretaria da Fazenda, a Companhia de Tecnologia e Saneamento Ambiental (Cetesb) e a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU).

Da Prodesp