Procon tem ranking de vendas de empreendimentos imobiliários

Do total de reclamações, problemas com o não cumprimento do contrato, proposta e não entrega aparecem em primeiro lugar

ter, 05/11/2013 - 18h02 | Do Portal do Governo

Comprar um imóvel é o sonho de muitas pessoas. Para que esse sonho não se transforme em um pesadelo a Fundação Procon-SP fiscalizou junto com o Conselho Regional de Corretores de Imóveis de São Paulo, de julho a setembro, os stands e plantões de vendas de empreendimentos imobiliários. O objetivo da ação era verificar o cumprimento das normas de defesa do consumidor e das normas que regem a atuação dos corretores de imóveis e imobiliárias.

– Siga o Governo do Estado no TwitterFacebook e veja fotos no Flickr

Nos stands foram verificados a disponibilidade de documentação do empreendimento, como o registro de incorporação; o memorial descritivo; a tabela de preço das unidades à venda; eventual publicidade enganosa indicando a participação no programa Minha Casa Minha Vida; cobrança irregular de corretagem e se havia cobrança indevidas de assessoria jurídica e Serviço de Assessoria Técnico Imobiliária.

Os problemas constatados são frequentemente mencionados pelos consumidores que se dirigem ao Procon-SP e podem ser observados no ranking do setor. No topo do ranking estão os grupos Gafisa Tenda, com 145 queixas e PDG – Agra, Agre, Gold, Goldfarb, com 113 queixas.

Do total de reclamações, problemas com o não cumprimento do contrato/proposta/não entrega aparecem em primeiro lugar, com 408 reclamações no período. Em segundo lugar aparecem os problemas com cobrança de taxa indevida, 399 reclamações e qualidade da construção, com 52 reclamações.

O terceiro problema, com 52 reclamações, é a qualidade da construção dos imóveis entregues aos consumidores. Na maioria das vezes eles apresentam infiltrações, rachaduras, vazamentos e outros problemas estruturais.

O consumidor que tiver dúvidas ou quiser fazer uma reclamação, pode procurar o Procon de sua cidade ou um dos canais de atendimento da Fundação:

Do Portal do Governo do Estado