Procon-SP: Yamaha Motor da Amazônia comunica recall de motocicletas

Fundação Procon-SP orienta os consumidores sobre seus direitos

qui, 19/10/2006 - 16h36 | Do Portal do Governo

A Yamaha Motor da Amazônia e a Yamaha Motor do Brasil convocou, nesta quarta-feira (18/10), os proprietários das motocicletas modelos XT 660R, YZF-R1, FZ6-FAZER 600 e TDM 900 identificadas pelos chassis abaixo a contatarem imediatamente uma concessionária autorizada da marca para agendar a substituição gratuita do sensor de posição do acelerador.

A empresa esclarece que, embora não tenha conhecimento da ocorrência de acidentes no Brasil envolvendo as motocicletas acima citadas, foi constatada uma inconformidade no sensor de posição do acelerador, que poderá causar uma instabilidade intermitente na rotação do motor, fazendo com que ele apague. Nessa situação, dependendo da forma de condução do veículo, poderá ocorrer o deslizamento momentâneo da roda traseira, com risco de acidente para o usuário e transeuntes. A Yamaha destaca a importância do atendimento imediato a esta convocação

A Fundação Procon-SP orienta os consumidores sobre seus direitos e acompanha atentamente convocações desse tipo, como procedimento incorporado à sua dinâmica de trabalho. A empresa deverá apresentar os esclarecimentos que se fizerem necessários, conforme determina o Código de Defesa do Consumidor, inclusive com informações claras e precisas sobre os riscos para o consumidor. 

O que diz a lei

O Código de Defesa do Consumidor, em seu artigo 10, estabelece que:

“O fornecedor não poderá colocar no mercado de consumo produto ou serviço que sabe ou deveria saber apresentar alto grau de nocividade ou periculosidade à saúde ou segurança.

§ 1º O fornecedor de produtos e serviços que, posteriormente à sua introdução no mercado de consumo, tiver conhecimento da periculosidade que apresentem, deverá comunicar o fato imediatamente às autoridades competentes e aos consumidores, mediante anúncios publicitários”.

Outra questão importante, que deve ser observada pelos consumidores, refere-se à exigência do comprovante de que o serviço foi efetuado, documento que para sua segurança deverá ser conservado e repassado adiante, em caso de venda. Caso tenha sido comercializado mais de uma vez, o atual proprietário terá o mesmo direito ao reparo gratuito.

Os consumidores que já passaram por algum acidente causado pelo defeito apontado poderão solicitar, por meio do Judiciário, reparação por danos morais e patrimoniais, eventualmente sofridos. 

Caso o consumidor encontre dificuldade em efetuar os devidos reparos (falta de peças, demora na conclusão dos serviços, etc.) poderá procurar ajuda – ou efetuar reclamação – da Fundação Procon-SP, que atende pessoalmente nos postos do Poupatempo (Sé – Pça. do Carmo, s/n; Santo Amaro – R. Amador Bueno, 176/258; ou Itaquera – ao lado do Metrô Itaquera), por carta (Caixa postal 3050 – CEP 01061-970 – SP-SP), por fax (0xx11. 3824-0717) e pelo telefone 151 (somente orientações) Para obter informações sobre reclamações contra fornecedores o telefone é o 0xx11. 3824-0446.

MODELO NACIONAL

Modelo Chassi/Produção

XT 660R(2005) 9C6KM003050000001 a 9C6KM003050001581

MODELOS IMPORTADOS

Modelo Chassi/Produção

YZF-R1(2004) JYARN121***000301 a JYARN121***026567

TDM 900(2002) JYARN081***000301 a JYARN081***011855

TDM 900(2003) JYARN084***000301 a JYARN084***008758

FZ6-FAZER 600(2005) JYARJ071***000301 a JYARJ071***039486

Do Procon