Procon-SP recomenda: não perca de vista o seu cartão de banco

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seg, 31/07/2000 - 10h43 | Do Portal do Governo

Durante o ano de 1999, 1.763 pessoas procuraram o Procon-SP com dúvidas ou problemas a respeito de falha bancária em transações eletrônicas e, no primeiro semestre de 2000, este número já chegou a 1.997. Desta forma, os técnicos do Procon-SP, órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Governo do Estado de São Paulo, orientam o consumidor sobre alguns cuidados a serem tomados na utilização de cartões de banco.

Inicialmente é recomendável verificar as vantagens e custos para a obtenção e manutenção do cartão magnético, que variam de banco para banco.

Alguns bancos já dão uma senha pré determinada para o cliente, ao receber o documento contendo a numeração, memorize e destrua-o imediatamente, evitando, assim, que ele seja usado indevidamente. Nunca deixe os números registrados em anotação junto ao cartão ou em locais de fácil localização (carteira, agenda etc.). Se a escolha da senha for deixada sob sua responsabilidade, evite numerações óbvias como, por exemplo, data de nascimento sua ou de seus familiares.

O cartão não deve ser fornecido a ninguém, mesmo pessoas que trabalham no banco. Quando houver alguma dúvida na utilização do mesmo, solicite somente ajuda de funcionários identificados do estabelecimento. Não havendo necessidade de usá-lo, não o carregue consigo.

Verifique imediatamente e, principalmente após alguma eventualidade ou utilização, se o cartão que está portando é realmente o seu.

No uso de caixas eletrônicos, coloque-se de frente para a máquina evitando que alguém veja os números digitados, e fique atento à aproximação de pessoas estranhas durante esse processo. Sempre que terminar a operação aperte a tecla ‘anula/cancela’ e aguarde a tela voltar à posição inicial.

Procure usar caixas eletrônicos instalados dentro de agências bancárias ou em locais movimentados e, de preferência, evitando o horário noturno. Não utilize quiosques ou bancos 24 horas com desconhecidos ao mesmo tempo.

Se seu cartão for engolido pela máquina, use o telefone de entro do próprio caixa eletrônico para entrar em contato com o banco ou, na impossibilidade, um telefone público mais próximo: nunca celular de estranhos que estiverem por perto e tão pouco aceite ajuda de desconhecidos.

É recomendável que os comprovantes de saques ou depósitos sejam guardados até o recebimento do extrato mensal. Confira toda a movimentação e, antes de se desfazer destes documentos, tenha o cuidado de rasgá-los.

O usuário deve ter cautela ao solicitar um cartão adicional, pois ele será de inteira responsabilidade do titular.

Em caso de roubo, furto ou extravio do cartão, mesmo se não houver certeza absoluta da perda, a primeira medida a ser tomada é comunicar imediatamente o banco, solicitando o cancelamento de sua senha e cartão. Para maior garantia peça um número de protocolo de seu pedido ou comprovante do cancelamento. E, não esqueça de registrar um boletim de ocorrência em uma delegacia de polícia.

O Procon está a disposição dos consumidores por meio do telefone 1512 ou nos postos de atendimento pessoal dentro do Poupatempo Sé e Poupatempo Santo Amaro.