Procon-SP recomenda: Contratação de serviços de limpeza doméstica

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qua, 05/01/2000 - 11h52 | Do Portal do Governo

Ao término de uma reforma faz-se necessária uma boa limpeza na casa, nos móveis e nos estofados. A contratação de serviços de limpeza “pesada” muitas vezes torna-se uma opção viável. Para prevenir o consumidor a Fundação Procon-SP, órgão da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadaia do Estado de São Paulo, alerta para os cuidados.

Na dúvida quanto a qual empresa contratar o consumidor pode valer-se da consulta entre pessoas de confiança para obter uma indicação. O Procon mantém um cadastro de empresas reclamadas que pode ser consultado pelo telefone 3824-0446, que também pode auxiliar aos interessados. Um outro indicador é saber se a empresa está regularmente estabelecida no mercado checando o número de inscrição estadual, C.G.C., M.E., etc.

Antes de contratar o consumidor não pode dispensar a pesquisa de preços solicitando orçamento detalhado de cada serviço. De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, o fornecedor está proibido de executar serviços sem a prévia elaboração de orçamento e autorização expressa do consumidor. Este deve pedir por escrito em ordem de serviço ou no contrato o que será executado.

Uma vez feito o negócio o consumidor deve se informar sobre os equipamentos e tipos de produtos utilizados na limpeza com o cuidado de avisar ao prestador do serviço se há móveis, objetos, tecidos ou revestimentos em que não são recomendados a utilização de produtos abrasivos (alvejantes, solventes por exemplo) que possam danificar a pintura, verniz ou modificar o padrão de cor. O consumidor deve procurar saber também se algum material utilizado pode oferecer riscos à saúde (alergias, intoxicação) quando da permanência no local onde está sendo feita a limpeza ou se é necessário um período de afastamento.

Caso haja estragos nos móveis ou nas dependências da casa o Artigo 14 do Código de Defesa do Consumidor prevê que “o fornecedor de serviços responde pela reparação dos danos causados aos consumidores por defeitos relativos à prestação de serviços, bem como por informações insuficientes ou inadequadas sobre sua fruição e riscos”.

Fique atento à forma como é feita a cobrança dos serviços e se possível efetue o pagamento (ou parte dele) na conclusão do trabalho.

Quaisquer dúvidas ou reclamações podem ser registradas no Poupatempo Sé – Praça do Carmo, s/nº – Centro, Poupatempo Santo Amaro – Rua Amador Bueno, 176/258 – Santo Amaro, ou ainda por carta através da Caixa Postal 3050 – CEP 01060-970.