Procon-SP: Orientações sobre válvula de segurança de fornos

Válvula visa a aumentar a segurança do consumidor e evitar acidentes domésticos ocasionados em razão de vazamento de gás

qua, 29/11/2006 - 19h37 | Do Portal do Governo

 De acordo com norma obrigatória do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia), os fogões fabricados no Brasil, desde o último mês de julho, devem ter uma válvula de segurança instalada no forno para evitar a fuga de gás quando não há chama.

Essa válvula visa a aumentar a segurança do consumidor e evitar acidentes domésticos ocasionados em razão de vazamento de gás.

Os fogões fabricados antes desta data, mesmo não possuindo essa válvula, podem continuar sendo comercializados. É Importante ficar claro que esta inovação não torna os fogões sem a válvula impróprios ou perigosos, ela apenas aumenta a qualidade e possibilita um aumento na segurança do consumidor.

Desta forma, não é necessário que sejam efetuadas adaptações, mesmo porque tal procedimento não é seguro.

A Fundação Procon-SP, órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, orienta para que o consumidor fique atento na hora da compra, pois as informações sobre a presença deste mecanismo devem estar claras e em destaque.

De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, este produto deve vir acompanhado de manual de instrução, instalação e uso em linguagem didática, com ilustrações.

Uma vez que a introdução desta válvula de segurança provoca alterações no sistema liga e desliga, é necessário que o consumidor leia com atenção todas as orientações constantes neste manual.

ATENÇÃO: A válvula de segurança foi introduzida apenas nos fornos. A mesa do fogão NÃO POSSUI válvula de segurança. Apesar de não haver obrigatoriedade, existem no mercado modelos e marcas que disponibilizam esta tecnologia. Neste caso, pode ser que o custo do produto seja mais elevado, uma vez que o dispositivo é instalado em todas as bocas do fogão.

  Do Procon-SP