Procon-SP orienta sobre recall dos medicamentos da linha Silomat

Estudos recentes apontam riscos de alteração nos batimentos cardíacos durante o tratamento com certos medicamentos da marca.

seg, 03/09/2007 - 17h38 | Do Portal do Governo

A Boehringer Ingelheim convocou, no dia 2 de setembro, os pacientes que estão fazendo uso do xarope Silomat ou Silomat Plus a suspenderem o uso do medicamento, já que estudos recentes apontam riscos de alteração nos batimentos cardíacos durante o tratamento. A empresa informa que este efeito é raro e que desaparece com a interrupção do tratamento e que os pacientes devem buscar orientação médica ou farmacêutica para outras opções de tratamento.

Para informações sobre troca, ressarcimento ou devolução, a Boehringer disponibiliza o telefone de atendimento 0800 7024170 e o site www.silomat.com.br

A Fundação Procon-SP, órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, orienta os consumidores sobre seus direitos e informa que por se tratar de um produto potencialmente nocivo por sua própria natureza (medicamento), irá averiguar e confirmar o conteúdo das informações constantes no comunicado.

O que diz a lei

O Código de Defesa do Consumidor, em seu artigo 10, estabelece que:

“O fornecedor não poderá colocar no mercado de consumo produto ou serviço que sabe ou deveria saber apresentar alto grau de nocividade ou periculosidade á saúde ou segurança.

§ 1º O fornecedor de produtos e serviços que, posteriormente à sua introdução no mercado de consumo, tiver conhecimento da periculosidade que apresentem, deverá comunicar o fato imediatamente às autoridades competentes e aos consumidores, mediante anúncios publicitários.”

Caso o consumidor encontre dificuldade em obter mais informações, poderá procurar ajuda – ou efetuar reclamação – junto à Fundação Procon-SP, que atende pessoalmente nos postos do Poupatempo (Sé – Pça. do Carmo, s/n; Santo Amaro – R. Amador Bueno, 176/258; ou Itaquera – ao lado do Metrô Itaquera), por carta (Caixa postal 3050 – CEP 01061-970 – SP-SP), por fax (0xx11. 3824-0717) ou pelo telefone 151 (somente informações), ou ainda para obter informações sobre reclamações contra fornecedores (0xx11. 3824-0446).

Da Secretaria Estadual da Justiça e Defesa da Cidadania

(M.S.)