Procon-SP orienta sobre aquisição de animais

É importante exigir documentação completa do bicho - e estar seguro de que vai cuidar dele com carinho

sex, 20/04/2012 - 15h41 | Do Portal do Governo

Muita gente tem ou deseja ter um animal de estimação em casa. Mas antes de abrigar um animal em sua residência, é bom ficar atento aos cuidados na hora da compra ou adoção.

Há o aspecto pessoal – um animal de estimação não é um produto, ele precisa de cuidados, atenção e carinho. Então, veja se você e os demais membros de sua família estão dispostos a encarar essa jornada. O Procon-SP orienta que também é importante evitar a aquisição de filhotes com problemas de saúde, verificando se a loja está funcionando regularmente e se fornece os documentos que devem acompanhar o animal, como a carteira de vacinação, o atestado médico veterinário e o pedigree, que garante a sua raça. Além de exigir documento com a descrição do bichinho, a data e o valor pago.

Ao adquirir bichos de estimação em feiras, praças e exposições, não deixe de exigir a nota fiscal com identificação do nome e endereço do fornecedor, pois havendo problemas com o animal, você terá como encontrar o vendedor. Segundo o Procon, na compra fora da loja, o consumidor poder desistir da compra no prazo de sete dias sem que seja necessário haver algum motivo.

Caso opte por adotar um bicho de estimação, procure o Centro de Zoonoses de sua cidade ou ONG´s especializadas que possam ajudá-lo a encontrar seu novo amigo.

Do Portal do Governo do Estado