Procon-SP notifica lojas virtuais que participam do Black Friday

Instituição recebeu diversas denúncias de consumidores insatisfeitos e notificou sete empresas

sex, 23/11/2012 - 20h19 | Do Portal do Governo

Nesta sexta-feira, 23, lojas físicas e virtuais de todo o Brasil aproveitaram o Black Friday para oferecer uma grande variedade de produtos com ofertas ao consumidor. A veracidade destes descontos, no entanto, tem sido contestada por órgãos de defesa como a Fundação Procon-SP.

– Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook

A instituição recebeu diversas denúncias de consumidores insatisfeitos por meio de seus canais de comunicação e redes sociais e notificou sete empresas: Ponto Frio, Submarino, Americanas.com, Wal-Mart, Saraiva e Fast Shop, além das lojas físicas e virtuais do Extra. Segundo o órgão, estas lojas estariam promovendo uma maquiagem nos descontos, aumentando os preços na véspera da promoção, para aplicar o valor real dos produtos no Black Friday.

A empresa que organiza o evento “Busca Desconto” também foi notificada pelo Procon-SP. Todas as empresas têm até a próxima sexta-feira, 30, para responderem as notificações. Em caso de condenação, as multas podem variar de R$ 400 a R$ 6 milhões.

De acordo com o diretor executivo do Procon-SP, Paulo Arthur Góes, “a mensagem lamentável que fica disso tudo é que as empresas que adotam este tipo de postura comprometem a credibilidade do Black Friday e sua própria reputação”, afirma o diretor.

Do Portal do Governo do Estado