Procon-SP lança guia de orientações para combater a pirataria

Maioria dos consumidores desconhece os problemas que envolvem a compra de itens ilegais

dom, 25/12/2011 - 17h00 | Do Portal do Governo

A Fundação Procon-SP e Fórum Nacional contra a Pirataria e Ilegalidade (FNCP) lançaram um guia com orientações e dicas ao consumidor sobre produtos piratas que ensina como identificá-los.

Segundo o diretor executivo do Procon-SP, Paulo Arthur Góes, a maioria dos consumidores desconhece os problemas que envolvem a compra de itens ilegais, que podem gerar até acidentes de consumo. “Ao adquirir esses produtos o consumidor, que muitas vezes não sabe identificar o que é pirata ou não, além de alimentar o crime organizado e ter prejuízo, assume riscos contra a saúde e segurança, inclusive de quem vai manipular o produto”.

Produtos de origem ilegal (falsificados, piratas, contrabandeados e outros) não respeitam as normas técnicas brasileiras, não possuem garantia e podem afetar a saúde e segurança dos consumidores.

Para Paulo Arthur Góes, além dos órgãos de defesa do consumidor e a sociedade civil organizada, o consumidor é a peça mais importante no combate à venda de produtos piratas. “É fundamental que o consumidor esteja alerta e informado, porque esses itens não são comercializados apenas no comércio informal. Desta forma, ele terá todas as ferramentas para evitar uma compra que não traz benefícios”, conclui.

Veja o GUIA.

Do Procon-SP