Procon-SP já recebeu 278 denúncias sobre aumento abusivo de preços de combustível

Consumidores podem acessar uma área específica no portal da entidade para fazer reclamações

qui, 08/03/2012 - 20h29 | Do Portal do Governo

Nos dois dias de problemas no abastecimento de combustíveis gerados por uma paralisação de caminhoneiros na capital, a Fundação Procon-SP recebeu 278 denúncias de aumentos abusivos nos preços. “Recebemos dez alertas referentes a um só posto”, conta Paulo Arthur Góes, diretor-executivo da entidade.

O Procon-SP colocou equipes de fiscalização nas ruas para verificar a conduta dos postos denunciados. Há ainda uma parceria com o Departamento de Polícia de Proteção à Cidadania (DPPC), para que as empresas sejam responsabilizadas também criminalmente. Segundo Góes, já foram detectados casos de postos que aumentaram os preços em até 50% do valor.

A Fundação oferece um canal de atendimento pela internet para o consumidor que quiser registrar denúncias de aumento abusivo de preços dos combustíveis nos postos. Segundo Góes, a medida é necessária para agilizar o processo de fiscalização de alguns estabelecimentos que, de forma abusiva, há pelo menos dois dias aumentaram o preço do combustível sem justificativa.

Para denunciar no site do Procon-SP, acesse aqui. É possível fazer a denúncia de forma anônima e também pelo telefone 151 (capital).