Procon-SP ensina o que fazer ao enfrentar problemas no caixa eletrônico

Instituição explica como proceder nas situações mais recorrentes

qui, 06/10/2016 - 14h02 | Do Portal do Governo

Ir a um caixa eletrônico para retirar dinheiro ou pagar uma conta pode parecer simples. Mas por serem máquinas, os caixas estão suscetíveis a erros, defeitos e travamentos. Pensando nisso, o Procon-SP explica como proceder nas situações mais recorrentes.

Cartão preso no caixa eletrônico
Quando isso acontece em horários de expediente, o cliente deve procurar ajuda de um funcionário identificado pelo banco. Já para os problemas ocorridos fora do horário de expediente ou em caixas fora das agências, é importante que o consumidor utilize o telefone disponível na cabine de autoatendimento ou o próprio aparelho para ligar para a central de atendimento ao cliente da instituição financeira.

Vale ressaltar que esse atendimento deve ser imediato e o número do protocolo deve ser fornecido pelo funcionário.

Quebra do cartão bancário
Se o correntista tomou cuidado em seguir todas as orientações de uso do cartão e o mesmo quebrou ou ficou preso dentro da máquina, o Procon-SP explica que o ônus pela emissão de um novo cartão é de responsabilidade do banco.

Notas retidas no caixa
Se ao tentar retirar dinheiro o consumidor tiver o valor descontado sem a liberação das notas, dentro do horário bancário, o primeiro passo é procurar o atendente e solicitar informações de como deve proceder.

Já para as situações que ocorram fora do horário de atendimento ou em caixas fora das agências, é importante que o cliente entre em contato com a central telefônica da instituição para registrar a reclamação.

Não sendo possível resolver o problema, o consumidor deve registrar uma reclamação junto ao Banco Central ou órgão de defesa do consumidor.

Acesse o site do Procon-SP.

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