Procon-SP divulga pesquisa de taxa de juros bancários em 2009

Levantamento constatou queda nas taxas médias do empréstimo pessoal e do cheque especial

seg, 28/12/2009 - 15h07 | Do Portal do Governo

Um levantamento anual sobre juros bancários da Fundação Procon-SP, órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, constatou movimento de queda nas taxas médias do empréstimo pessoal e do cheque especial em 2009, ao contrário do que ocorreu em 2008.

No cheque especial, as quedas foram de pequena magnitude e, a partir do segundo semestre, a tendência foi de estabilização. No empréstimo pessoal, a queda foi mais acentuada ao longo de todo o ano. O comportamento das taxas de juros acompanhou o movimento da taxa básica da economia – SELIC1.

Cheque especial

A taxa média2 foi de 8,93% ao mês, indicando um acréscimo de 0,20 ponto percentual em relação à taxa média de 2008, que era de 8,73% ao mês. O ano iniciou com uma taxa média, entre os bancos pesquisados, de 9,25% e finalizou com uma taxa de 8,78% ao mês, registrando variação negativa de 5,08%. O banco que apresentou a maior taxa média3 anual de cheque especial foi o Banco Safra, com 12,30% a.m.; a menor taxa foi praticada pela Caixa Econômica Federal, com 6,93% a.m.; uma diferença de 5,37 pontos percentuais, que representa uma variação de 77,49%.

Empréstimo Pessoal

A taxa média2 foi de 5,49% ao mês, indicando um decréscimo de 0,23 ponto percentual em relação à taxa média de 2008, que era de 5,72% ao mês. O ano iniciou com uma taxa média, entre os bancos pesquisados, de 6,01% e finalizou com uma taxa de 5,17% ao mês, registrando variação negativa de 13,98%. O banco que apresentou a maior taxa média3 anual de empréstimo pessoal foi o Itaú, com 6,40% a.m.; a menor taxa foi praticada pela Caixa Econômica Federal, com 4,39% a.m.; uma diferença de 2,01 pontos percentuais, que representa uma variação de 45,79%.

Na comparação com o levantamento do ano passado, o cheque especial, até junho deste ano, apresentou taxas médias mensais superiores às do mesmo período de 2008; mas, a partir de agosto, suas taxas mantiveram-se inferiores às do ano anterior. No empréstimo pessoal, até o mês de abril, as taxas médias foram superiores às de igual período de 2008, e a partir de maio as taxas começaram a declinar em comparação ao ano anterior. Em novembro e dezembro deste ano, o empréstimo pessoal registrou taxa média de 5,17% – a menor taxa média mensal desde setembro de 2004 (que era de 5,14% a.m).

O levantamento anual envolveu dez instituições financeiras: Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, HSBC, Itaú, Nossa Caixa, Real, Safra, Santander e Unibanco.

1 Taxa SELIC é a taxa média dos financiamentos diários, com lastro em títulos federais, apurados no Sistema Especial de Liquidação e Custódia, a qual vigora por todo o período entre reuniões ordinárias do COPOM. Se for o caso, o Comitê também pode definir o viés, que é a prerrogativa dada ao Presidente do Banco Central para alterar a meta para a taxa SELIC a qualquer momento entre as reuniões ordinárias.

2 Taxa média = taxa média anual dos bancos, conforme calculado e demonstrado nas tabelas  Comparativo da Taxa de Juros do Empréstimo Pessoal – 2009 e Comparativo da Taxa de Juros do Cheque Especial – 2009 (anexo).

3 Taxa média = taxa média anual por banco, conforme calculado e demonstrado nas tabelas Comparativo da Taxa de Juros do Empréstimo Pessoal – 2009 e Comparativo da Taxa de Juros do Cheque Especial – 2009 (anexo).