Procon-SP dá orientações sobre o uso do 13º salário

Caso possua dívidas, consumidor deve utilizar ganho extra para quitá-las

qui, 06/11/2014 - 11h00 | Do Portal do Governo

Com o fim do ano chegando, se aproxima também o momento de receber o 13º salário. O Procon-SP orienta como a população pode fazer um bom uso do dinheiro extra de dezembro, seja para pagar dívidas, reforçar a poupança, comprar presentes de fim de ano ou planejar uma viagem de férias.

O órgão aconselha que em primeiro lugar se pague as dívidas, caso as tenha. Liste todas, tente renegociá-las e quitá-las. O consumidor pode também priorizar as dívidas que cobram juros mais elevados, como cartão de crédito e cheque especial.

O Procon-SP ainda aconselha que as pessoas programem os possíveis gastos do final de ano e faça também um planejamento orçamentário para os próximos 12 meses, se programando para pagamento de tributos como IPVA e IPTU.

Outra dica é poupar ou investir o 13º salário, ou o que sobrou dele. Analise as aplicações disponíveis no mercado, levando em consideração o período em que deseja usar o dinheiro, o tempo de investimento, a rentabilidade oferecida e o risco do investimento escolhido.

Do Portal do Governo do Estado