Procon-SP dá dicas para facilitar a compra dos produtos para a Ceia de Natal

Uma das orientações é ficar atento aos preços dos anúncios publicitários, que devem ser os mesmos no estabelecimento comercial

seg, 22/12/2014 - 14h50 | Do Portal do Governo

Pensando em evitar problemas com os preparativos para as festas de fim de ano, a Fundação Procon-SP destacou algumas dicas que podem fazer a diferença na hora de comprar os produtos para sua ceia de fim de ano.

A primeira coisa a se fazer é pesquisar. Faça uma busca de preço cuidadosa em vários estabelecimentos, comparando uma loja com a outra e nunca deixe para fazer suas compras no primeiro lugar que encontrar. Outra dica é não deixar tudo para última hora. A pressa impossibilita uma boa pesquisa de preços. Além disso, os preços aumentam com a proximidade das festas.

O Procon-SP também chama a atenção para o prazo de validade dos produtos. É importante verificar as condições das embalagens de suas compras. Além disso, produtos típicos de Natal são, em muitos casos, mais caros que outros, por isso busque substituí-los por outros que não sejam tão procurados para preparar a ceia.

Uma situação em que o consumidor deve ficar muito atento é em relação aos preços nos anúncios publicitários, que devem ser absolutamente os mesmos no estabelecimento comercial. O artigo 35 do Código de Defesa do Consumidor diz que caso o fornecedor se recuse a cumprir a oferta, apresentação ou publicidade, o consumidor poderá, à sua livre escolha, exigir o cumprimento forçado da obrigação, nos termos da oferta, ou então aceitar outro produto equivalente.

Já no momento de pagar suas compras é muito importante ficar de olho no valor indicado no caixa, se este for diferente do que estiver na gôndola permanece o menor. E após as compras, sempre guarde o cupom fiscal, se for preciso trocar algum produto, ela deverá ser apresentada no local.

Do Portal do Governo do Estado