Procon-SP dá dicas para compras da Páscoa

Consumidor deve ficar atento à validade e conservação de ovos, bombons e barras de chocolate

ter, 10/03/2015 - 15h21 | Do Portal do Governo

A Páscoa está chegando e, com ela, ofertas de ovos de chocolate de diversas cores, recheios e tamanhos invadem o comércio e as publicidades. Como apenas nesta época se encontram os chocolates em formato de ovo, este item geralmente custa mais, quando comparado ao preço que pode ser pago por uma barra de chocolate ou uma caixa de bombons. Por isso, antes de comprar é importante pesquisar bem e pensar primeiro no seu bolso e, dependendo do valor, tenha em mente que oval, redondo ou em barra, chocolate é chocolate.

Na hora da compra é importante olhar as numerações indicadas pelos fabricantes nos rótulos dos ovos de Páscoa. Como não são padronizadas, leve em conta a informação sobre o peso do produto.

Quando a mercadoria vier com brinquedos no interior, observe se na embalagem contém o selo com a idade recomendável para seu uso, além da seguinte frase: “Atenção! Contém brinquedo certificado no âmbito do Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade”.

A embalagem de ovos ou da barra de chocolate deve estar em boas condições de armazenamento, longe de produtos de limpeza, de odor forte e de qualquer fonte de calor. Verifique se há sinais de violação do conteúdo. Evite produtos amassados ou com furos na embalagem, pois é ela quem protege o produto de insetos e de contaminação. Os fornecedores de produtos fabricados artesanalmente, além de terem de seguir as mesmas regras de comercialização dos industrializados, também estão obrigados a fornecer nota fiscal.

Os rótulos devem trazer, além da identificação do fabricante, a data de validade, peso e a composição, já que determinadas doenças impedem aos seus portadores a ingestão de açúcar ou glúten, por exemplo.

Do Portal do Governo do Estado