Procon-SP dá dicas para compra de protetor solar

Escolha do produto com FPS (Fator de Proteção Solar) adequado ao seu tipo de pele é muito importante

seg, 08/02/2016 - 21h01 | Do Portal do Governo

Com o verão é muito comum as viagens para a praia ou o lazer na piscina. Por conta disso, é bom ficar atento, pois a exposição excessiva aos raios solares é prejudicial à saúde da pele. Usar protetor é sempre importante, pensando nisso a Fundação Procon-SP tem dicas para a compra do produto.

A embalagem deve conter informações do fabricante e/ou importador; composição; data de validade; contra-indicação; nível de proteção; tipo de pele; instruções de uso; período de exposição ao sol; resistência à água e número de registro no Ministério da Saúde. Os produtos importados devem trazer estas informações em português, com linguagem clara e precisa.

A escolha do produto com FPS (Fator de Proteção Solar) adequado ao seu tipo de pele é muito importante. Pessoas com pele mais claras requerem um fator de proteção solar mais elevado, enquanto pessoas de pele morena ou negra podem optar por FPS menores, porém sempre acima de 15.

Quando se tratar de crianças, fique atento, pois já existe no mercado uma linha específica para elas.

O protetor solar deve ser passado abundantemente por todo o corpo 30 minutos antes da exposição solar. Reaplique: a cada hora, se nadar, se usar tolha ou se transpirar excessivamente.

A exposição ao sol entre 10 e 16 horas deve ser evitada. Nesse horário a intensidade dos raios é maior. O produto deve ser usado mesmo embaixo do guarda-sol ou em dias nublados. Ao menor sinal de manchas, bolhas, queimaduras ou alergias, procure auxílio médico.

Produtos de fabricação caseira devem ser evitados por não obedecerem aos critérios técnicos exigidos e nem aos padrões adequados de qualidade.

Do Portal do Governo do Estado