Procon-SP dá dicas de como escolher uma boa faculdade

A Fundação disponibiliza sugestões para que os vestibulandos não tenham prejuízos

qui, 14/06/2012 - 9h36 | Do Portal do Governo

Com a chegada dos vestibulares de meio de ano, os estudantes, além de se preocuparem com as provas, devem prestar muita atenção a instituição na qual poderão ingressar, caso sejam aprovados nos vestibulares.

A Fundação Procon-SP disponibilizou algumas sugestões para que os vestibulandos não tenham nenhum tipo de prejuízo:

– Antes de se inscrever para o vestibular, verifique se o curso é autorizado e reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC)

– Conheça o projeto pedagógico do curso oferecido e demais componentes curriculares, como duração, requisitos, critérios de avaliação, além das instalações: laboratórios, bibliotecas, infraestrutura de informática;

– Obtenha informações sobre os resultados obtidos nas últimas avaliações realizadas pelo MEC;

– Cheque o valor corrente das mensalidades por cursos e/ ou habilitação e formas de reajuste vigente, bem como a existência de taxas de matrícula e outros encargos financeiros a serem assumidos por alunos;

– Analise a relação do corpo docente de cada curso, titulação e qualificação profissional e atividade de cada professor.

Autorização é o que permite a uma instituição de ensino superior implantar e oferecer um curso superior de graduação (bacharelado, licenciatura) superior de tecnologia (tecnólogo) ou sequencial. Universidades e centros universitários têm autonomia para criar ou fechar cursos sem autorização prévia do MEC. Mas, as faculdades que queiram criar um curso precisam obter essa autorização previamente.

Reconhecimento é a necessidade legal estabelecida para todos os cursos superiores existentes no país, porém sua validade é periódica, devendo ser renovada com base nos resultados das avaliações do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Cursos regularmente criados ou autorizados podem abrir inscrições, realizar processo seletivo e receber alunos. Entretanto, essa situação é transitória, pois necessita de posterior reconhecimento do MEC, o qual assegura o registro do diploma obtido.

Para saber se um curso está autorizado e reconhecido pelo MEC basta consultar o site.

Do Portal do Governo do Estado