Procon-SP constata queda nas taxas médias de juros bancários

Após sucessivas altas, houve queda nas taxas médias das duas modalidades de crédito pesquisadas

ter, 20/01/2009 - 17h02 | Do Portal do Governo

A Fundação Procon-SP, órgão vinculado a Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania realizou, em 12 de janeiro, pesquisa de taxas de juros de empréstimo pessoal e cheque especial para pessoa física. As dez instituições financeiras pesquisadas foram Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, HSBC, Itaú, Nossa Caixa, Real, Safra, Santander e Unibanco.

Neste mês, após sucessivas altas, a pesquisa de taxas de juros registrou queda nas taxas médias das duas modalidades de crédito pesquisadas.

Empréstimo Pessoal – a taxa média dos bancos pesquisados foi de 6,01% a.m., inferior à do mês anterior, que foi de 6,25% a.m., significando um decréscimo de 0,24 ponto percentual. Cheque Especial – a taxa média dos bancos pesquisados foi de 9,25% a.m., inferior à do mês anterior, que foi de 9,33% a.m., significando um decréscimo de 0,08ponto percentual.

As quedas verificadas nas taxas de empréstimo pessoal foram:

Banco do Brasil – alterou de 6,50% para 4,99% a.m., o que significa um decréscimo de 1,51 pontos percentuais, representando uma variação negativa de 23,23% em relação à taxa de dezembro/08;

Real – alterou de 8,15% para 7,45% a.m., o que significa um decréscimo de 0,70 ponto percentual, representando uma variação negativa de 8,59% em relação à taxa de dezembro/08;

HSBC – alterou de 4,83% para 4,62% a.m., o que significa um decréscimo de 0,21 ponto percentual, representando uma variação negativa de 4,35% em relação à taxa de dezembro/08;

Caixa Econômica Federal – alterou de 4,49% para 4,44% a.m., o que significa um decréscimo de 0,05 ponto percentual, representando uma variação negativa de 1,11% em relação à taxa de dezembro/08.

Os demais bancos mantiveram suas taxas de empréstimo pessoal.

As quedas verificadas nas taxas de cheque especial foram:

Banco do Brasil – alterou de 8,62% para 7,99% a.m., o que significa um decréscimo de 0,63 ponto percentual, representando uma variação negativa de 7,31% em relação à taxa de dezembro/08;

Caixa Econômica Federal – alterou de 7,98% para 7,49% a.m., o que significa um decréscimo de 0,49 ponto percentual, representando uma variação negativa de 6,14% em relação à taxa de dezembro/08.

A única alta partiu da Nossa Caixa, que alterou de 8,50% para 8,80% a.m., o que significa um acréscimo de 0,30 ponto percentual, representando uma variação positiva de 3,53% em relação à taxa de dezembro/08.

Considerando que existe a possibilidade de variação da taxa do empréstimo pessoal em função do prazo do contrato, foi estipulado o período de 12 meses, já que todos os bancos pesquisados trabalham com este prazo. Vale lembrar, também, que os dados coletados referem-se a taxas máximas pré-fixadas para clientes não preferenciais, sendo que para o cheque especial foi considerado o período de 30 dias.

Nesta época do ano – em que o bolso do consumidor está tão comprometido com impostos, taxas, matrículas e despesas com material escolar – as compras por impulso e a contratação de empréstimos desnecessários podem desequilibrar seriamente o orçamento. As taxas de juros continuam muito altas e o consumidor deve planejar seu orçamento com critério, priorizar o pagamento de dívidas e recorrer ao crédito somente em casos de real necessidade, utilizando o cheque especial somente em situações emergenciais e de curto prazo.

Antes de assinar um contrato de empréstimo, o consumidor deve fazer-se, pelo menos, três perguntas:

  • Preciso realmente do empréstimo agora?
  • Escolhi a modalidade adequada? (analisando juros, prazo, condições e todas as despesas de contratação)
  • Tenho condições de honrar os pagamentos?

Do Procon-SP