Procon-SP constata diferenças de até 100% no preço dos itens para presentear os pais

Fundação também orienta os consumidores a pedirem a nota fiscal dos produtos

seg, 08/08/2011 - 18h00 | Do Portal do Governo

A Fundação Procon-SP constatou diferenças de preços de até 100% nos itens para presentear os pais. A pesquisa, que aconteceu nos dias 11 e 12 de julho, tem como objetivo chamar a atenção para a necessidade da comparação de preços antes da compra.

O levantamento comparativo de preços envolveu oito estabelecimentos comerciais da capital e pesquisou barbeadores, câmeras fotográficas digitais, celulares desbloqueados (sem qualquer vínculo com operadoras de telefonia móvel), computadores pessoais e “eletrônico áudio” (micro system e home theater), de diferentes marcas e modelos.

Os preços dos produtos podem ter variações consideráveis de um estabelecimento para outro, inclusive por ocasião de descontos especiais e promoções. Por isso, o consumidor deve fazer uma pesquisa em vários estabelecimentos, negociar descontos, prazos para pagamento e comparar juros no caso de parcelamento.

Além da importância de comparar os preços, o Procon-SP orienta os consumidores a pedirem a nota fiscal e, se a loja prometer a troca imediata em caso de defeito, solicitar que esta informação seja anotada no documento fiscal, especificando prazos e condições para a troca.

Também é importante saber que todo eletroeletrônico tem garantia legal (determinada pelo Código de Defesa do Consumidor) de 90 dias. Caso seja oferecida uma garantia contratual (além da garantia legal), o produto deve ser entregue com um termo de garantia, em que deve constar todas as condições, prazo, cobertura, local onde recorrer, dentre outras informações. No ato da compra as lojas costumam oferecer a garantia estendida, que é paga e é uma modalidade de seguro. Antes de adquiri-la, é fundamental ler atentamente o contrato, especialmente quanto ao prazo e coberturas previstas.

Da Fundação Procon-SP