Procon-SP auxilia consumidores nas compras de fim de ano

Entre as dicas estão fugir das compras de última hora e pesquisar os preços antes de adquirir produtos, evitando compras por impulso

dom, 22/12/2013 - 20h00 | Do Portal do Governo

Para evitar que consumidores tenham prejuízos durante as compras de fim de ano, a Fundação Procon-SP preparou uma série de dicas no seu blog “Educação Para o Consumo”. Entre as dicas estão fugir das compras de última hora, comprando com antecedência e pesquisar os preços antes de adquirir produtos, evitando compras por impulso.

– Siga o Governo do Estado no TwitterFacebook e veja fotos no Flickr

Quando for comprar a prazo, como os juros não são tabelados, o consumidor deve pesquisar as taxas praticadas entre as financeiras. O preço à vista em moeda corrente deve estar acessível, assim como o montante da taxa efetiva anual de juros, acréscimos legalmente previstos, número e periodicidade das prestações e valor total a pagar.

No caso de troca de produtos, o cliente deve saber que as lojas físicas não são obrigadas a efetuar trocas por causa do tamanho do produto ou porque o presenteado não gostou. Já nas compras feitas pela internet ou telefone, o consumidor pode exercer o direto de arrependimento no prazo de sete dias, a partir da data da compra ou do recebimento do produto.

Do Portal do Governo do Estado