Procon-SP autua 11 agências bancárias por má prestação de serviço

O motivo das ações foi a demora do atendimento aos consumidores

seg, 04/04/2011 - 10h00 | Do Portal do Governo

Onze agências bancárias foram autuadas nesta sexta-feira, 1º, pela Fundação Procon-SP. O motivo da sanção aplicada aos fornecedores foi a má prestação do serviço relacionada à demora do atendimento aos consumidores. As autuações foram aplicadas em agências dos seguintes bancos: Santander; Caixa Econômica Federal; Banco do Brasil e Bradesco.

Durante a fiscalização, o Procon-SP considerou diversos itens: quantidade de guichês disponíveis, caixas em funcionamento, quantidade de consumidores na fila, quantidade de terminais existentes e em operação no auto-atendimento e presença de orientadores no auto-atendimento. O monitoramento aconteceu tanto em dias de pagamento como nos outros dias normais.

“É importante que o consumidor veja como está a situação quando aguarda em uma fila no banco: se há caixas em funcionamento e em bom número, se existem funcionários capazes de ajudá-lo a utilizar os caixas eletrônicos para questões simples e, principalmente, exigir que lhe seja entregue um comprovante desse tempo de espera, o que facilitará a denúncia aqui no Procon” afirma o diretor de fiscalização, Renan Ferraciolli.

A equipe de fiscalização monitorou um total de 39 agências bancárias, as quais tinham reclamação registrada por consumidores no atendimento do Procon-SP. A fiscalização, feita em diversas regiões da Capital, foi realizada no final de 2010.

Os fornecedores responderão a processo administrativo, assegurada ampla defesa, podendo ao final serem multados com base no artigo 57 da Lei 8.078/90 (Código de Defesa do Consumidor), sem prejuízo das demais sanções previstas no artigo 56 da referida Lei. As multas variam entre, aproximadamente, R$ 405,00 a R$ 6.087.800,00.

Caso o consumidor sinta-se lesado pela excessiva demora no atendimento realizado nas agências bancárias poderá denunciar ao Procon nos postos de atendimento pessoal dentro dos Poupatempo Sé, Santo Amaro e Itaquera. O fax de atendimento é (11) 3824 0717, o telefone, 151 e o site www.procon.sp.gov.br.

Da Fundação Procon-SP