Procon-SP alerta sobre alta dos juros; veja os dados completos

Pesquisa mostra aumento de juros em quatro de sete instituições financeiras; órgão orienta que consumidor analise as diversas alternativas de crédito

qua, 11/11/2015 - 11h11 | Do Portal do Governo

A pesquisa de taxas de juros realizada pelo Procon-SP, realizada no dia 3 de novembro, mostra aumento de juros em quatro das sete instituições financeiras que fazem parte da amostra. Uma subiu a taxa do cheque especial e três do empréstimo pessoal. A única redução detectada foi na taxa do cheque especial da Caixa Econômica Federal.

A taxa média de juros no cheque especial dos bancos pesquisados foi de 12,24% a.m., inferior à do mês anterior que foi de 12,28% a.m., representando assim uma redução média de 0,04 ponto percentual.

A única alta verificada foi no Banco Santander, que alterou os juros do cheque especial de 14,84% para 14,95% a.m., o que significa um aumento de 0,74% em relação à taxa de outubro.

E a única redução foi registrada na Caixa Econômica Federal. A instituição alterou de 11,38% para 10,98% a.m., o que significa uma variação negativa de 3,51% em relação à taxa do mês outubro.

O empréstimo pessoal registrou média nos bancos pesquisados de 6,39% a.m., superior à do mês anterior que foi de 6,27% a.m.. Assim representa um acréscimo de 0,12 ponto percentual.

A maior alta verificada nesta linha de crédito foi no Banco Santander que alterou de 7,99% para 8,49% a.m., o que significa um aumento de 6,26% em relação à taxa de outubro. As outras altas foram encontradas na Caixa Econômica Federal que registrou variação positiva de 4,17 % em relação ao mês anterior e, Banco Itaú, 2,72%.

Os demais bancos mantiveram suas taxas. Veja a pesquisa completa aqui.

Sugestão do Procon- SP

Apesar da leve queda da taxa média do cheque especial, as taxas continuam altas. Desta forma, antes de ceder aos apelos de consumo, que já começam a surgir com as ofertas que antecedem o Natal, o Procon-SP orienta que o consumidor analise as diversas alternativas de crédito, priorizando a liquidação de suas dívidas.

Neste momento, o empréstimo só é recomendável se for para quitar outros empréstimos/financiamentos cujas taxas sejam maiores.

Do Portal do Governo do Estado