Procon-SP alerta para armadilhas de cursos gratuitos

Concessões de bolsa de estudos, vagas de trabalho ou estágio são mero atrativos para a venda de materiais didáticos na sede da empresa

seg, 01/04/2013 - 13h39 | Do Portal do Governo

O Procon-SP identificou que empresas têm desrespeitado o Código de Defesa do Consumidor ao ofertar diretamente a pais e alunos concessões de bolsa de estudos, vagas de trabalho ou estágio, que são apenas atrativos para a venda de materiais didáticos na sede da empresa.

– Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook

O contrato acaba se tornando uma “armadilha”, quando o cliente descobre que não pode devolver os materiais e que há uma multa em caso de rescisão do contrato. No primeiro semestre deste ano, o Procon-SP registrou mais de 2 mil atendimentos relativos a cursos livres e grande parte está relacionado com estas práticas ilegais.

O Procon-SP destaca que o consumidor deve avaliar atentamente a proposta do curso, certificando-se que atende às suas expectativas, necessidades e também o seu orçamento. Outra dica importante é visitar o local do curso, conversar com outros alunos e, se possível, fazer uma aula-teste antes de efetuar a matrícula.

Do Portal do Governo do Estado