Procon-SP alerta consumidores sobre novas resoluções do Conselho Monetário

Órgão estabeleceu novas regras para dar mais transparência nas contratações de serviços bancários

sex, 22/03/2013 - 13h52 | Do Portal do Governo

O Conselho Monetário Nacional estabeleceu novas resoluções para aumentar a transparência das informações, na contratação de serviços bancários. De acordo com a resolução, no momento da abertura da conta, o consumidor tem a opção de adesão por um dos pacotes padronizados de serviços prioritários, pelo pagamento individual de tarifas e serviços essenciais, sem ser cobrado por isso.

– Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook

Essas contratações, segundo a Fundação Procon-SP, devem ser feitas em documento separado do contrato de abertura de conta. Para o órgão, é fundamental a clareza das informações repassadas ao consumidor durante essas operações, já que, atualmente, somente os pacotes pagos têm sido oferecidos.

As novas resoluções ainda prevêem a transparência na contração das operações de crédito e de câmbio, com informações sobre a planilha de cálculo do Custo Efetivo Total (CET) no caso de operações de crédito e informações sobre o Valor Efetivo Total (VET), quando realizadas operações de câmbio de até cem mil dólares, ou seu equivalente em outra moeda.

Do Portal do Governo do Estado