Procon revela diferença de até 126,05% no preço de brinquedos

A pesquisa foi realizada de 17 a19 de setembro em 10 estabelecimentos nas cinco regiões da capital.

seg, 06/10/2008 - 10h05 | Do Portal do Governo

A Fundação Procon-SP, órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, apurou diferença de até 126,05% nos preços dos brinquedos vendidos na cidade de São Paulo. A pesquisa, que aconteceu nos dias 17, 18 e 19 de setembro, foi realizada em 10 estabelecimentos distribuídos nas cinco regiões da capital.

A maior diferença de preço encontrada foi no Jogo Pizzaria Maluca (Grow). Na loja Armarinhos Fernando, no centro, o item era vendido a R$ 11,90 contra R$ 26,90 na P. B. Kids, na zona oeste – diferença de 126,05%. O estabelecimento Armarinhos Fernando foi o que apresentou a maior quantidade de produtos com menor preço (32 itens dos 46 encontrados).

Os estabelecimentos pesquisados foram: B. Mart e Extra Hipermercados (zona norte), Blanc Brinquedos e Carrefour Imigrantes (zona sul), Lojas Americanas e Estrela Magazine (zona leste), P. B. Kids e Wal Mart (zona oeste), Armarinhos Fernando e MP Brinquedos (centro). Foram pesquisados 168 itens, mas em função do desabastecimento das lojas, o Procon-SP está divulgando 78 itens.

Número de itens, por loja, com preços menores ou iguais aos preços médios obtidos dentre os 78 itens:

Norte:
B. Mart – 11 itens de 28 encontrados (39,29%)
Extra Hipermercado – 6 itens de 27 encontrados (22,22%)

Sul:
Blanc Brinquedos – 7 itens de 38 encontrados (18,42%)
Carrefour Imigrantes – 7 itens de 20 encontrados (35,00%)

Leste:
Lojas Americanas – 9 itens de 39 encontrados (23,08%)
Estrela Magazine – 35 itens de 43 encontrados (81,40%)

Oeste:
P. B.Kids – 5 itens de 54 encontrados (9,26%)
Wal Mart – 8 itens de 49 encontrados (16,33%)

Centro:
Armarinhos Fernando – 42 itens de 46 encontrados (91,30%)
MP Brinquedos – 49 itens de 54 encontrados (90,74%)

Antes de comprar qualquer brinquedo é importante o consumidor verificar na embalagem os seguintes dados: a faixa etária a que se destina, a identificação do fabricante, as instruções de uso e de montagem, a existência do selo do INMETRO – que indica que o produto foi fabricado e comercializado de acordo com as normas técnicas em vigor – junto com o selo de um órgão credenciado (IBQ, Falcão Bauer). Produtos importados devem apresentar as mesmas informações exigidas para os nacionais, em língua portuguesa.

O Procon-SP não recomenda a compra de brinquedos comercializados por ambulantes, já que, apesar de apresentarem menor preço, muitas vezes não possuem o selo de certificação, além de não virem acompanhados de termo de garantia e nota fiscal, o que pode comprometer a segurança e eventual reclamação em caso de problemas.

Se após o lançamento de um produto no mercado for detectado que este pode causar risco à saúde, vida ou segurança do consumidor, o Código de Defesa do Consumidor, em seu artigo 10, § 1º, prevê o “Recall” (chamamento), que consiste em um conjunto de medidas que visam alertar, informar, prevenir e minimizar os danos aos consumidores. O fornecedor é obrigado a retirar o brinquedo de circulação, além de providenciar imediatamente, à escolha do consumidor, a troca ou a restituição do valor.

Uma vez escolhido o brinquedo é conveniente pesquisar o preço e as formas de pagamento em vários estabelecimentos, já que o mercado apresenta diferenças significativas, como as constatadas na pesquisa. Deve ser sempre considerado o custo benefício do deslocamento no caso de estabelecimentos que estão apresentando produtos mais baratos que os da sua região, bem como, a comodidade e a segurança de comprar em lojas com estacionamento ou localizadas em shoppings. Por fim, o consumidor deve sempre exigir nota fiscal no ato da compra.

Para mais orientações sobre compra de brinquedos acesse o site da Fundação Procon-SP www.procon.sp.gov.br.

Do Procon-SP