Procon promove eventos para comemorar Dia do Consumidor

Ao longo deste mês serão realizadas diversas atividades voltadas à educação para o consumo

qua, 10/03/2010 - 16h30 | Do Portal do Governo

A data de 15 de março foi instituída como o Dia Internacional do Consumidor. Para comemorá-la, a Fundação  Procon-SP, órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, promoverá uma série de atividades voltadas à educação  para o consumo. Na próxima segunda-feira, 15, técnicos da fundação e representantes de órgãos e entidades ligadas à defesa da cidadania estarão no Páteo do Colégio para tirar dúvidas dos cidadãos, distribuir material de orientação e alertar sobre os principais problemas enfrentados pelos consumidores.

O enfoque principal do evento será o superendividamento, tema que tem despertado a atenção dos órgãos de defesa do consumidor. Os consumidores poderão contar com orientações da Defensoria Geral do Estado de São  Paulo,  com  quem  o  Procon-SP está iniciando uma parceria para trabalhar essa questão.

Representantes do Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP), autarquia estadual que fiscaliza instrumentos de medir e presta serviços de metrologia; da comissão de defesa do consumidor da Ordem dos Advogados do Brasil de São Paulo (OAB-SP); do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) também prestarão esclarecimentos à população. O evento contará ainda com a presença de representantes do Ministério Público de São Paulo estará presente.

Além disso, haverá totens multimídia que orientarão a população sobre diversos assuntos importantes ao dia- a-dia do consumidor como cuidados  com a compra de alimentos, medicamentos e produtos, o que deve ser observado antes da contratação de um serviço, entre outros assuntos.

Outros eventos

A Fundação  Procon-SP  promoverá outras atividades ao longo deste mês. Nesta quinta-feira, 11, os técnicos comparecerão nos postos do Poupatempo em Santo Amaro para dar palestras sobre defesa do consumidor, distribuir material educativa e promover um teatro de fantoches. Essa mesma programação aconecerá nos dias 24 e 26, na unidades do Poupatempo de Itaquera e da Sé, respectivamente.

Nesta sexta-feira, 12, será divulgada a lista de reclamações fundamentadas, esclarecendo ao público quais as empresas que mais lesaram o consumidor.

Na próxima terça-feira, 16, haverá lançamento do Atendimento Comunitário no CIC Norte e apresentação de palestra e teatro de fantoches. No dia 18, será inaugurada a sede da regional de Presidente Prudente.

Serviço
Data: 15 de março
Horário: das 10 às 16 horas
Local: Páteo do Colégio, Centro, SP

Do Procon