Procon: Prevenção à violência é discutida na Câmara Técnica do Desporto

Foram discutidas formas de combater a violência nos estádios e políticas para educar e conscientizar o consumidor-torcedor

sex, 05/05/2006 - 20h02 | Do Portal do Governo

A Fundação Procon-SP, órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, promoveu nesta quinta-feira, 4 de maio, mais uma reunião da Câmara Técnica do Desporto. Foram discutidas formas de combater a violência nos estádios de futebol, além da elaboração de políticas para educar e conscientizar o consumidor-torcedor, tendo como base o Estatuto do Torcedor e o Código de Defesa do Consumidor.

Os trabalhos foram presididos pela diretora de Programas Especiais do Procon-SP, Marli Aparecida Sampaio, e contou com a presença de representantes da Fundação, procons conveniados, Federação Paulista de Futebol (FPF), polícias Militar e Técnico-Científica, Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), São Paulo Transportes (Sptrans), Companhia de Trens Metropolitanos (CPTM), Metrô, Guarda Civil Metropolitana (GCM), OAB-SP, Pró Teste, Instituto Brasileiro de Direito Desportivo (IBDD), Gaviões da Fiel Torcida (que representou as torcidas organizadas da capital, do interior e do Rio de Janeiro).

O Juizado Especial Criminal atendeu às reivindicações da Câmara Técnica e enviou como representante Juliana Nobre Correia para participar das discussões, conforme havia sido acordado com o desembargador Celso Luís Limongi no dia 24 de abril.

Para a prevenção de conflitos entre as torcidas, espera-se para os próximos encontros representantes da Anvisa estadual e das subprefeituras. Aberta à sugestões e opiniões diversas, Marli Aparecida Sampaio confirmou que haverá representantes da Câmara em duas reuniões entre torcidas organizadas, em que a violência nos estádios e a ação de cambistas na venda de ingressos serão temas principais. Os eventos ocorrerão nos próximos dias 13 e 20 de maio, na sede da Gaviões da Fiel.

Como sugestão, devem ser criados cartazes institucionais para conscientizar o torcedor-consumidor a não compactuar com a violência, além disso, Juliana Nobre, representante do judiciário, verificará a possibilidade da participação do juizado itinerante para coibir vandalismo nas estações de trem e metrô, onde há um grande fluxo de torcedores.

Inibir a ação de ambulantes ilegais nos arredores dos estádios, aprovação do regimento interno da Câmara e uniformização do atendimento das ouvidorias de entidades desportivas também foram assuntos debatidos no encontro. A próxima reunião do grupo será no dia 08 de junho (quinta-feira).