Procon orienta consumidores na Praça do Patriarca

Técnicos do órgão explicam como se proteger contra abusos praticados no comércio

sex, 16/03/2007 - 10h59 | Do Portal do Governo

Ao passar pela Feira do Dia do Consumidor, na quinta-feira, 15 de março, a aposentada Clarisse de Oliveira, de 71 anos, ficou surpresa ao saber que a cobrança do telefone fixo começará a ser feita por minutos no lugar dos pulsos. “Nunca entendi o modelo de pulsos. Espero que com a mudança a conta venha com todos os gastos detalhados”, afirma.

A aposentada é uma das mais de 400 pessoas que receberam orientações de técnicos do Procon-SP e do Instituto de Pesos e Medidas (Ipem-SP), órgãos vinculados à secretária da Justiça e da Defesa da Cidadania, em estandes armados na praça do Patriarca, no centro da capital, no Dia Internacional do Consumidor. “As pessoas que passaram por aqui tiveram a oportunidade de esclarecer dúvidas e receber orientações sobre como proceder caso se sintam prejudicadas por algum fornecedor”, explica a técnica do Procon-SP Valéria Cunha.

Os esclarecimentos ajudaram o encanador Robson Faustino, de 41 anos, que teve o nome da esposa incluído na lista do Serasa, por causa de uma conta que ele afirma ter feito o pagamento, mas a empresa não reconhece. “Entrei em contato com a empresa para pedir reparação do erro, mas o nome ainda está sujo. Se não resolverem meu problema vou me queixar no posto do Procon-SP no Poupatempo”, desabafa.

Segundo a técnica Valéria Cunha, o caso do encanador é bastante comum. Ela também aponta outras reclamações que vários consumidores fizeram no estande, como cobranças indevidas na conta telefônica, débitos não reconhecidos no cartão de crédito, cobrança de serviços bancários não solicitados, entre outros. “Muitas pessoas saíram daqui conscientes de seus direitos. Me sinto realizada por ter ajudado os consumidores a compreenderem os seus problemas”, ressalta.

A técnica do Procon-SP lembra que o consumidor que se sentir lesado em uma relação de consumo deve se dirigir a um dos postos do Procon-SP nos Poupatempos (Sé, Itaquera e Santo Amaro), portando RG e algum comprovante que prove sua queixa. A Fundação Procon-SP também disponibiliza o telefone 151 e o www.procon.sp.gov.br.

Da Secretaria de Justiça e da Defesa da Cidadania