Procon orienta consumidor sobre novas regras de telefonia fixa

O objetivo do ato é levar o máximo de orientações possíveis ao cidadão sobre a mudança do setor de telefonia

seg, 21/05/2007 - 22h02 | Do Portal do Governo

O consumidor paulista terá uma oportunidade única, na próxima quarta-feira, 23 de maio, para esclarecer todas as suas dúvidas sobre as novas regras da telefonia fixa – a cobrança passa a ser feita por minuto, não mais por pulso. Nesta data, a Fundação Procon-SP, em conjunto com os 208 Procons municipais do Estado de São Paulo, promove uma mobilização estadual de orientação ao consumo.

Na capital, por exemplo, será montada uma tenda de atendimento na praça do Patriarca, região central, onde técnicos da fundação estarão à disposição dos consumidores entre 10h e 15h. No local, também serão entregues cartilhas didáticas e materiais informativos sobre a conversão. Nos outros municípios, alguns Procons montarão estrutura semelhante e outros farão um atendimento personalizado na própria sede.

O objetivo do ato é levar o máximo de orientações possíveis ao cidadão sobre a mudança do setor de telefonia, que afeta praticamente toda a população. O Procon-SP entende que o consumidor tem o direito de obter ampla informação sobre os dois planos de oferta obrigatória, o Plano Básico e o Plano Alternativo de Serviços de Oferta Obrigatória (Pasoo), antes de fazer sua opção. 

Se não entender plenamente o que significa a mudança, o consumidor pode acabar simplesmente não se manifestando sobre qual plano prefere. Nesse caso, ele será incluído automaticamente no Plano Básico, que pode não ser adequado ao seu perfil de consumo e, portanto, resultar em prejuízo ao bolso no fim do mês.

Conforme estudos do Procon-SP, a melhor opção depende de como o consumidor utiliza a linha telefônica: tempo médio das ligações, se usa internet discada, entre outros fatores. Segundo projeções do órgão, para ligações inferiores a dois minutos e 30 segundos de duração, a tarifa do Plano Básico é mais vantajosa.

A partir de dois minutos e 30 segundos de duração, a chamada tem valor inferior no Pasoo. A migração já iniciou no Estado de São Paulo, e será paulatina. A primeira região contemplada foi a de São José do Rio Preto. Até 31 de julho deste ano todo o sistema deverá estar atualizado. O cronograma está disponível para consulta nos sites das operadoras.

 Serviço

Mobilização estadual de orientação das novas regras de telefonia fixa: pulso X minuto

Data: 23/05 – quarta-feira

Horário: das 10h às 15h

Local na Capital: Praça do Patriarca

Da Fundação Procon