Procon obtém compromisso de empresas para reduzir reclamações

Seis empresas assinaram termo de compromisso inédito que implicará na redução de 58% de suas reclamações no órgão

sáb, 12/06/2010 - 19h00 | Do Portal do Governo

A Fundação Procon-SP, órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, firmou compromisso inédito com seis grandes empresas que atuam no mercado paulista. O documento estabelece metas de redução de reclamações de consumidores contra elas junto ao órgão. Entre as companhias estão as três primeiras colocadas no ranking geral do Cadastro de Reclamações de 2009: Telefônica, Itaú-Unibanco e Eletropaulo além das empresas TIM (5ºcolocada), Net e Medial.

“É uma grande vitória do consumidor. É uma iniciativa inédita do Procon-SP, que protege de maneira preventiva toda a sociedade.  O cumprimento das metas de redução das reclamações pelas empresas significa um compromisso de respeito aos seus consumidores, já que pressupõe a adoção de  medidas para aperfeiçoar o atendimento e a qualidade do serviço”, salienta o diretor-executivo da Fundação Procon-SP, Roberto Pfeiffer.

No caso de descumprimento das metas, as empresas deverão executar ações de educação para o consumo, como veiculação de programas educativos e impressão de cartilhas.

O Procon-SP convocou 31 fornecedores, em função da demanda que geraram ao órgão em 2009. Além das seis empresas que efetivamente assinaram o Termo de Compromisso, outras 12 comprometeram-se por escrito a reduzir o número de atendimentos e reclamações, embora não tenham assinado o termo.

Juntas, as 18 empresas representam 59% do total de reclamações registradas e 45% do total de atendimentos registrados no órgão. O cumprimento das metas significará uma redução de 58% no número de reclamações e 24% no número de atendimentos.

Treze empresas recusaram-se a fixar metas de redução e não demonstraram empenho para melhorar a qualidade de seus produtos e serviços, nem para elevar a eficiência dos seus canais de atendimento. “É uma postura lamentável, que revela uma visão ultrapassada de negócios”, diz Pfeiffer. “Os consumidores certamente irão refletir sobre esta postura antes de adquirir seus produtos e serviços”, diz.

Os compromissos de redução foram firmados para um período de 12 meses. A iniciativa visa contribuir de forma efetiva para a proteção e defesa dos interesses e direitos consumidores de forma coletiva e reforça a importância do respeito às normas de consumo estar contemplado com destaque no planejamento estratégico das empresas.

Clique aqui para ver a lista de empresas convocadas e a lista de metas acordadas.

Do Procon